Divulgação de pesquisas em ensino e articulação com a educação básica: a experiência do programa ConexãoEnsino.com do PPGE da UERN

Autores

Palavras-chave:

Pós-graduação, Egressos, Área de ensino, Pandemia

Resumo

Neste texto, objetivamos reportar a uma experiência de divulgação de pesquisas científicas concebida no contexto da pós-graduação em ensino durante o período da pandemia da Covid-19. Nosso objetivo é, mais precisamente, relatar a experiência do programa ConexãoEnsino.com, realizado pelo PPGE da UERN, descrevendo como esta foi planejada, implementada e os resultados obtidos no decorrer de sua execução. Além disso, procuramos pontuar os impactos dessa iniciativa na promoção da pesquisa e na formação dos egressos, bem como seu potencial de contribuir com a formação de professores da educação básica e com a disseminação mais ampla do conhecimento acadêmico. Ao final, destacamos que a experiência do programa ConexãoEnsino.com constitui uma atividade inovadora e exitosa que tem contribuído para a divulgação de pesquisas desenvolvidas no PPGE, possibilitando um espaço de interação produtiva entre os sujeitos que compreendem a comunidade do programa e desta com professores da educação básica, com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). É editor-gerente da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho editorial da Editora Universitária Edições UERN.

Referências

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da.; ALMEIDA, Wallace Carriço de.; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 162-177, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8340. Acesso em: 3 set. 2023.

FREITAS, Elígia Maria Félix de; LIMA, Alana Kelly Rodrigues; SCHERRE, Paula Pereira. Uma história eu vou te contar: abra os ouvidos e venha desfrutar. Ensino Em Perspectivas, v. 3, n. 1, 1-8, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8830. Acesso em 03 set. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6419. Acesso em: 03 set. 2023.

KERSCH, Dorothea Frank.; MARQUES, Renata Garcia. Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem. Diálogo das Letras, v. 6, n. 02, p. 343-362, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1053. Acesso em: 03 set. 2023.

OLIVEIRA, S. A. de.; SILVA, J. M. B.; TOMÉ, N. M. de A. Caixa matemática problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 4, p. e49162, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9162. Acesso em: 13 nov. 2023.

SANTOS, Simone Cabral Marinho.; BESSA, José Cezinaldo Rocha. A autoavaliação do PPGE/UERN: concepção, construção e execução da proposta. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2023. No prelo.

SILVA, Sammia Castro; SANTOS, Nilton Filho Ferreira. Os objetivos de desenvolvimento sustentável em atividade extensionista virtual. Ensino Em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8846. Acesso em: 03 set. 2023.

TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Revista Educação & Formação, v. 7, p. e7342, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 13 nov. 2023.

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Bessa, J. C. R. (2023). Divulgação de pesquisas em ensino e articulação com a educação básica: a experiência do programa ConexãoEnsino.com do PPGE da UERN. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11370

Edição

Seção

Relato de experiência