Divulgação de pesquisas em ensino e articulação com a educação básica: a experiência do programa ConexãoEnsino.com do PPGE da UERN
Palavras-chave:
Pós-graduação, Egressos, Área de ensino, PandemiaResumo
Neste texto, objetivamos reportar a uma experiência de divulgação de pesquisas científicas concebida no contexto da pós-graduação em ensino durante o período da pandemia da Covid-19. Nosso objetivo é, mais precisamente, relatar a experiência do programa ConexãoEnsino.com, realizado pelo PPGE da UERN, descrevendo como esta foi planejada, implementada e os resultados obtidos no decorrer de sua execução. Além disso, procuramos pontuar os impactos dessa iniciativa na promoção da pesquisa e na formação dos egressos, bem como seu potencial de contribuir com a formação de professores da educação básica e com a disseminação mais ampla do conhecimento acadêmico. Ao final, destacamos que a experiência do programa ConexãoEnsino.com constitui uma atividade inovadora e exitosa que tem contribuído para a divulgação de pesquisas desenvolvidas no PPGE, possibilitando um espaço de interação produtiva entre os sujeitos que compreendem a comunidade do programa e desta com professores da educação básica, com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
Downloads
Referências
COSTA, Alice Maria Figueira Reis da.; ALMEIDA, Wallace Carriço de.; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 162-177, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8340. Acesso em: 3 set. 2023.
FREITAS, Elígia Maria Félix de; LIMA, Alana Kelly Rodrigues; SCHERRE, Paula Pereira. Uma história eu vou te contar: abra os ouvidos e venha desfrutar. Ensino Em Perspectivas, v. 3, n. 1, 1-8, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8830. Acesso em 03 set. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6419. Acesso em: 03 set. 2023.
KERSCH, Dorothea Frank.; MARQUES, Renata Garcia. Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem. Diálogo das Letras, v. 6, n. 02, p. 343-362, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1053. Acesso em: 03 set. 2023.
OLIVEIRA, S. A. de.; SILVA, J. M. B.; TOMÉ, N. M. de A. Caixa matemática problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 4, p. e49162, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9162. Acesso em: 13 nov. 2023.
SANTOS, Simone Cabral Marinho.; BESSA, José Cezinaldo Rocha. A autoavaliação do PPGE/UERN: concepção, construção e execução da proposta. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2023. No prelo.
SILVA, Sammia Castro; SANTOS, Nilton Filho Ferreira. Os objetivos de desenvolvimento sustentável em atividade extensionista virtual. Ensino Em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8846. Acesso em: 03 set. 2023.
TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Revista Educação & Formação, v. 7, p. e7342, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 13 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Cezinaldo Rocha Bessa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.