A história pública, os novos espaços e o ensino de História
Palavras-chave:
Ensino de História, Tecnologias, História pública, AprendizagemResumo
Este artigo tem como finalidade refletir acerca da história pública e dos novos espaços de aprendizagem e de comunicação com o conhecimento histórico e sobre o uso de tecnologias digitais como instrumentos facilitadores discorrendo sobre sua relevância no meio educacional, pensando nos desafios e estratégias para superação de problemas e integração dessas ferramentas no ensino como meio de tornar as aulas de história mais dinâmicas e interativas. Partindo do pressuposto de que no mundo globalizado - no qual estamos inseridos -, com pessoas cada vez mais conectadas em que a tecnologia facilita o acesso ao conhecimento e a informação, torna-se indispensável uma boa mediação e compreensão sobre seus usos e possibilidades. Ao final, serão apresentadas algumas considerações sobre a experiência utilizando o Google Formulário como ferramenta propulsora no ensino de História e suas possíveis contribuições no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves Petrópolis: Editora Vozes, 2009, pp. 157-198.
COSTA, Marcella Albaine Farias da. Ensino de história e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021.
DIEUZEIDE, Henri. Le Nouvelles Technologies, outils d’enseignement, Paris, Nathan Pédagogie -UNESCO, 1994.
ELIAS, Norbert, SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000, pp. 07-50.
PROST, Antoine. Doze Lições sobre a história. 2. ed. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.
RAMOS, Elvis C. M. O que é a ciência do espaço em Lefebvre? Desdobrando sua genealogia espacial. Geousp, v. 25, n. 2, e-181965, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/181965/174453.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Tradução Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. (Aprofundar: O tempo (os eventos) e o espaço pp. 143-170).
SILVA, Kalina Vanderlei, SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos – 2. Ed – São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, I. O. . Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Revista Brasileira de Comunicação Artes e Educação, Brasília - DF, v. 1, n.2, p. 5-75, 1999.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Lessa de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.