A história pública, os novos espaços e o ensino de História

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Tecnologias, História pública, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir acerca da história pública e dos novos espaços de aprendizagem e de comunicação com o conhecimento histórico e sobre o uso de tecnologias digitais como instrumentos facilitadores discorrendo sobre sua relevância no meio educacional, pensando nos desafios e estratégias para superação de problemas e integração dessas ferramentas no ensino como meio de tornar as aulas de história mais dinâmicas e interativas. Partindo do pressuposto de que no mundo globalizado - no qual estamos inseridos -, com pessoas cada vez mais conectadas em que a tecnologia facilita o acesso ao conhecimento e a informação, torna-se indispensável uma boa mediação e compreensão sobre seus usos e possibilidades. Ao final, serão apresentadas algumas considerações sobre a experiência utilizando o Google Formulário como ferramenta propulsora no ensino de História e suas possíveis contribuições no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Gabriela Lessa de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em História, Cultura e Espacialidade. Especialista em Metodologias do Ensino de História, UECE. Licenciada em História pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Araújo, G. L. de. (2023). A história pública, os novos espaços e o ensino de História. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11524