A importância da arte na Educação Infantil: uma experiência sobre arte-educação

Autores

Palavras-chave:

Arte, Educação Infantil, Intervenção pedagógica

Resumo

A presença da arte na Educação Infantil é um componente fundamental para o desenvolvimento cultural e crítico das crianças, sendo a arte um componente de ensino que possui grande importância na formação integral dos indivíduos. Esse relato de experiência tem por objetivo abordar sobre uma intervenção pedagógica, realizada em uma turma de Educação Infantil, atividade proposta como componente avaliativo da disciplina arte, motricidade e cultura lúdica na Educação Infantil do Curso de Pedagogia-UVA. Sendo a proposta embasada pela experiência de Medeiros (2006), a intervenção ocorreu em três formas: leitura de imagens, montagem de quebra-cabeça, por fim o desenho a partir do reconto da obra, buscando desenvolver nas crianças, a sensibilidade, o prazer pela arte, entendendo o significado que a obra repassa, e adquirindo conhecimento sobre a diversidade cultural permanente na sociedade, suas emoções e questões sociais, democratizando também o acesso às expressões artísticas para todos os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cavalcante de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Acessibilidade, Diferença, Práticas Pedagógicas e Educação Inclusiva (GEPADEP/CNPq). Integra o Programa Voluntário de Iniciação Científica.

 

Luana dos Santos Gamileira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Acessibilidade, Diferença, Práticas Pedagógicas e Educação Inclusiva (GEPADEP/CNPq). Integra o Programa Voluntário de Iniciação Científica.

Luciano Gutembergue Bonfim Chaves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práxis em Estética e Arte-educação (GESTA).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CONCEIÇÃO, Raquel Sofia Guerreiro da. A arte na educação infantil. A importância para o desenvolvimento infantil. 2015. Tese de Doutorado.

CUNHA, G. F.; SILVA JUNIOR, J. A. O livro de imagem na educação infantil: um recurso favorável para despertar o desejo para a leitura. Revista UNI, Imperatriz, n. 2, p.123-135, jan./jul. 2012. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/758468/o-livro-de-imagem-naeduca%C3%A7%C3%A3o-infantil--um-recurso. Acesso em: 15 set. 2023.

GÓES, Margarete Sacht. Qual lugar da arte na Educação Infantil? What place of art in early childhood education? Interfaces da educação, v. 13, n. 39, 2023.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Leituras de imagens na educação infantil: Imagens de arte em sala de aula. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 285-295.

PEREIRA, Ana Paula; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A dimensão estética da competência em informação e a leitura do livro de imagem. Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10 n. 1, n. 1, 2019, p. 130-146. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/115112. Acesso em: 15 set. 2023.

REIS, R. Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta, 2003.

Publicado

2023-10-15

Como Citar

Sousa, B. C. de, Gamileira, L. dos S., & Chaves, L. G. B. (2023). A importância da arte na Educação Infantil: uma experiência sobre arte-educação. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11728

Edição

Seção

Relato de experiência