Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise da prática docente e a interdisciplinaridade.
Palavras-chave:
NTPPS, Currículo, Interdisciplinaridade, Prática docenteResumo
O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) é um componente curricular que integra a parte diversificada do currículo das escolas de tempo integral da rede pública do Ceará. A proposta metodológica procura promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, que perpassa as três séries do Ensino Médio, com foco de discussão: a escola e a família (1ª série), a comunidade (2ª série) e o universo do trabalho (3ª série). O presente artigo objetiva analisar a efetivação deste componente a partir das percepções dos professores. O embasamento teórico retoma a discussão sobre o conceito de currículo através de autores como Lopes e Macedo, que o consideram como construção histórica, defendem o modelo de educação pautada nos preceitos democráticos, sobre a abordagem interdisciplinar. A pesquisa aplicou questionários semiestruturados a professores das disciplinas de Redação e Geografia. Os resultados apontam que os docentes percebem sua atuação como interdisciplinar e transformadora.
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