Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise da prática docente e a interdisciplinaridade.

Autores

Palavras-chave:

NTPPS, Currículo, Interdisciplinaridade, Prática docente

Resumo

O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) é um componente curricular que integra a parte diversificada do currículo das escolas de tempo integral da rede pública do Ceará. A proposta metodológica procura promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, que perpassa as três séries do Ensino Médio, com foco de discussão: a escola e a família (1ª série), a comunidade (2ª série) e o universo do trabalho (3ª série). O presente artigo objetiva analisar a efetivação deste componente a partir das percepções dos professores. O embasamento teórico retoma a discussão sobre o conceito de currículo através de autores como Lopes e Macedo, que o consideram como construção histórica, defendem o modelo de educação pautada nos preceitos democráticos, sobre a abordagem interdisciplinar. A pesquisa aplicou questionários semiestruturados a professores das disciplinas de Redação e Geografia. Os resultados apontam que os docentes percebem sua atuação como interdisciplinar e transformadora.

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Biografia do Autor

Afonso Jampierry Silveira de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-Graduação em Educação Emocional e Ecologia Humana pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e Avaliação e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduação em História- UECE, em Direito - UERN e em Pedagogia- UECE. Especialista em Teoria e Metodologia da História pela UVA, mestre em História Social pela UFRJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB e Pós-doutorado UERJ.

Tamima Bastos Torres de Melo, Universidade do Porto 

Graduação em Pedagogia- UVA, Mestrado em Ciências- FPCEUP, no domínio: Cultura, inclusão e intervenção educativa. Doutoranda do curso de Ciências da Educação- UP e graduanda do curso de Letras e Inglês no Centro Universitário FAVANI.

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Almeida, A. J. S. de, Santos, J. M. C. T., & Melo, T. B. T. de. (2023). Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise da prática docente e a interdisciplinaridade. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8718

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