Transtorno do espectro autista: práticas pedagógicas de letramento matemático no 2º ano

Autores

Palavras-chave:

Autista, Letramento, Práticas, Matemática

Resumo

O letramento matemático dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo que apresenta muitos questionamentos e dúvidas sobre quais práticas devem ser utilizadas. Assim, nosso objetivo foi investigar e descrever as práticas pedagógicas voltadas para o processo de letramento matemático de um aluno com TEA. O estudo aconteceu em uma sala de aula do 2º ano, de uma escola pública do município de Fortaleza-Ceará e contou com a participação de professores. A metodologia empregada foi um estudo de caso, para a coleta de dados utilizou-se a técnica observacional com uma abordagem qualitativa verificando o processo de desenvolvimento desse aluno. Os resultados apresentaram a importância de um bom planejamento, as dificuldades dos professores nas situações colaborativas entre os alunos e de desenvolver práticas de letramento matemático. Dessa forma, observa-se a relevância dos professores em acreditar na potencialidade dos alunos para termos resultados significativos no letramento matemático.

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Biografia do Autor

Ana Patricia Sousa do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Educação Matemática/PED Brasil na Universidade Estadual do Ceará, Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, membro do Grupo de estudos e Pesquisa G-Tercoa/CNPq, professora efetiva de Fortaleza.

Marcília Cavalcante Viana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do mestrado profissional em Ensino de Matemática e Ciências (ENCIMA-UFC), graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e atua como professora efetiva da Prefeitura de Fortaleza.

Roberto da Rocha Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN-UFC),mestre em Ensino de Matemática e Ciências (ENCIMA-UFC),graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atua como professor efetivo de Matemática no Governo do Estado do Ceará.

Referências

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Nascimento, A. P. S. do, Viana, M. C., & Miranda, R. da R. (2023). Transtorno do espectro autista: práticas pedagógicas de letramento matemático no 2º ano . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11607