A importância de uma Filosofia que pense o corpo no cenário pós-pandemia
Palavras-chave:
Filosofia, Corpo, Saúde, Artes Marciais.Resumo
Este artigo busca apresentar a ideia de que após o cenário de isolamento social e de crise sanitária, fruto da pandemia de Covid-19, os casos de problemas e doenças mentais aumentaram em todo o mundo, tendo um forte peso no ambiente escolar, sobretudo entre crianças e adolescentes. A partir dessa afirmação, defendemos a importância da Filosofia como área do saber que instrumentaliza as pessoas para lidar com as turbulências e os desafios da vida, através das ferramentas conceituais e suas habilidades e competências. Em especial, defendemos uma Filosofia que pense o corpo como não divorciado da mente, de modo a fazer do exercício filosófico um exercício de criação e de defesa de modos de vida, mais dignos e plenos. Assim, defendemos a ideia do fazer do filósofo em similaridade com o fazer do artista marcial. Ou seja, como alguém que cria e luta.
Downloads
Referências
BARBIRATO, Fabio. A explosão de casos de ansiedade entre crianças e jovens no pós-pandemia: Volta às aulas presenciais e arrefecimento da pandemia serviram de gatilho para quadros de ansiedade. Veja Rio, Cidade, 23 Maio 2022, 09h55. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/coluna/fabio-barbirato/a-explosao-de-casos-de-ansiedade-entre-criancas-e-jovens-no-pos-pandemia. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 ago. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 ago. 2023.
BRITO, Eduardo José Esteves; PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Estar em Grupo: psicoeducação para experienciar sensações corporais e emoções. Revista Contextos Clínicos. v. 14 n. 3, Set-Dez 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22344. Acesso em: 20 mai. 2022.
CARRANÇA, Thais. Crise de saúde mental nas escolas: “Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos”. BBC News Brasil,
postado em 25 de ago. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2022/08/5031907-crise-de-saude-mental-nas-escolas-alunos-estao-deprimidos-ansiosos-em-luto-e-faltam-psicologos.html. Acesso em: 20 jul. 2023.
CEPPAS, Filipe, FERNANDES, Felipe. A aula de Filosofia como oficina de criação. Revista Ideação. Edição Especial de 2017, p. 51-68. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2986. Acesso em: 20 mai. 2022.
FERNANDES, Felipe. Desafiando os problemas: um diálogo entre filosofia, educação e artes marciais. Revista Ítaca, 34, p. 145-170, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/28182. Acesso em: 26 jan. 2023.
FERNANDES, Felipe. Quando perdemos o medo da morte: pandemia e revolução. Revista Fim do Mundo, n. 3, set/dez 2020, p. 136-158. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/10891/102433. Acesso em: 12 jan. 2023.
FERNANDES, Felipe. A capoeira angola e sua pedagogia de transmissão: o aprender/ensinar e seus desdobramentos dialéticos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2022. Anais eletrônicos [...], Volume 3, Diadema; V & V Editora, 2022. P. 583 - 592. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AwI0DgZOTmOApzkzSDftvSB2bmKSHBY0/view?fbclid=IwAR262mhM-2OVhptFAqDvNwzitBmEo1U02c9x8OEF0s8pbisaB6Y49JfJypo. Acesso em: 20 jan. 2023.
FERNANDES, Felipe. Quando a arte e o artista se misturam: A capoeira angola e a luta pela liberdade. Revista Científica de Artes, v. 28 n. 1, 2023: Dossiê Estética do Corpo e do Movimento: incursões no campo das artes. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7408. Acesso em: 20 mai. 2023.
FERREIRA, Claudia. A saúde mental do aluno pós-pandemia e o papel da escola. Instituto Coala. Disponível em: https://coalasaude.com.br/blog/a-saude-mental-do-aluno-pos-pandemia-e-o-papel-da-escolab. Acesso em: 20 jul. 2023.
MENEZES, Maíra. Pesquisa identifica altos níveis de ansiedade e depressão em pós-graduandos durante a pandemia. IOC/Fiocruz, 17 de nov. 2022 - Atualizado em 24 de abr. 2023. Disponível em: https://www.ioc.fiocruz.br//noticias/pesquisa-identifica-altos-niveis-de-ansiedade-e-depressao-em-pos-graduandos-durante. Acesso em: 05 ago. 2023.
OPAS. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. 3 de março de 2022. https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 13 ago. 2023.
PUTINI, Júlia. Depressão cresce 41% com pandemia: 'apoio é essencial para sair do fundo do poço', conta humorista. G1, 14 de agosto de 2022 07h20. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/saude-mental/noticia/2022/08/14/depressao-cresce-41percent-com-pandemia-apoio-e-essencial-para-sair-do-fundo-do-poco-conta-humorista.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Araujo Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.