A importância de uma Filosofia que pense o corpo no cenário pós-pandemia

Autores

Palavras-chave:

Filosofia, Corpo, Saúde, Artes Marciais.

Resumo

Este artigo busca apresentar a ideia de que após o cenário de isolamento social e de crise sanitária, fruto da pandemia de Covid-19, os casos de problemas e doenças mentais aumentaram em todo o mundo, tendo um forte peso no ambiente escolar, sobretudo entre crianças e adolescentes. A partir dessa afirmação, defendemos a importância da Filosofia como área do saber que instrumentaliza as pessoas para lidar com as turbulências e os desafios da vida, através das ferramentas conceituais e suas habilidades e competências. Em especial, defendemos uma Filosofia que pense o corpo como não divorciado da mente, de modo a fazer do exercício filosófico um exercício de criação e de defesa de modos de vida, mais dignos e plenos. Assim, defendemos a ideia do fazer do filósofo em similaridade com o fazer do artista marcial. Ou seja, como alguém que cria e luta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Araujo Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia da Rede Estadual do Rio de Janeiro, com especialização em Docência do Ensino Básico. Doutorando em Filosofia pelo PPGF/UFRJ, tendo como temas de pesquisa as artes da guerra e artes marciais. É praticante de Capoeira Angola e de Ving Tsun Kung Fu.

 

Referências

BARBIRATO, Fabio. A explosão de casos de ansiedade entre crianças e jovens no pós-pandemia: Volta às aulas presenciais e arrefecimento da pandemia serviram de gatilho para quadros de ansiedade. Veja Rio, Cidade, 23 Maio 2022, 09h55. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/coluna/fabio-barbirato/a-explosao-de-casos-de-ansiedade-entre-criancas-e-jovens-no-pos-pandemia. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 ago. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 ago. 2023.

BRITO, Eduardo José Esteves; PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Estar em Grupo: psicoeducação para experienciar sensações corporais e emoções. Revista Contextos Clínicos. v. 14 n. 3, Set-Dez 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22344. Acesso em: 20 mai. 2022.

CARRANÇA, Thais. Crise de saúde mental nas escolas: “Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos”. BBC News Brasil,

postado em 25 de ago. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2022/08/5031907-crise-de-saude-mental-nas-escolas-alunos-estao-deprimidos-ansiosos-em-luto-e-faltam-psicologos.html. Acesso em: 20 jul. 2023.

CEPPAS, Filipe, FERNANDES, Felipe. A aula de Filosofia como oficina de criação. Revista Ideação. Edição Especial de 2017, p. 51-68. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2986. Acesso em: 20 mai. 2022.

FERNANDES, Felipe. Desafiando os problemas: um diálogo entre filosofia, educação e artes marciais. Revista Ítaca, 34, p. 145-170, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/28182. Acesso em: 26 jan. 2023.

FERNANDES, Felipe. Quando perdemos o medo da morte: pandemia e revolução. Revista Fim do Mundo, n. 3, set/dez 2020, p. 136-158. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/10891/102433. Acesso em: 12 jan. 2023.

FERNANDES, Felipe. A capoeira angola e sua pedagogia de transmissão: o aprender/ensinar e seus desdobramentos dialéticos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2022. Anais eletrônicos [...], Volume 3, Diadema; V & V Editora, 2022. P. 583 - 592. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AwI0DgZOTmOApzkzSDftvSB2bmKSHBY0/view?fbclid=IwAR262mhM-2OVhptFAqDvNwzitBmEo1U02c9x8OEF0s8pbisaB6Y49JfJypo. Acesso em: 20 jan. 2023.

FERNANDES, Felipe. Quando a arte e o artista se misturam: A capoeira angola e a luta pela liberdade. Revista Científica de Artes, v. 28 n. 1, 2023: Dossiê Estética do Corpo e do Movimento: incursões no campo das artes. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7408. Acesso em: 20 mai. 2023.

FERREIRA, Claudia. A saúde mental do aluno pós-pandemia e o papel da escola. Instituto Coala. Disponível em: https://coalasaude.com.br/blog/a-saude-mental-do-aluno-pos-pandemia-e-o-papel-da-escolab. Acesso em: 20 jul. 2023.

MENEZES, Maíra. Pesquisa identifica altos níveis de ansiedade e depressão em pós-graduandos durante a pandemia. IOC/Fiocruz, 17 de nov. 2022 - Atualizado em 24 de abr. 2023. Disponível em: https://www.ioc.fiocruz.br//noticias/pesquisa-identifica-altos-niveis-de-ansiedade-e-depressao-em-pos-graduandos-durante. Acesso em: 05 ago. 2023.

OPAS. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. 3 de março de 2022. https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 13 ago. 2023.

PUTINI, Júlia. Depressão cresce 41% com pandemia: 'apoio é essencial para sair do fundo do poço', conta humorista. G1, 14 de agosto de 2022 07h20. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/saude-mental/noticia/2022/08/14/depressao-cresce-41percent-com-pandemia-apoio-e-essencial-para-sair-do-fundo-do-poco-conta-humorista.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2023.

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Fernandes, F. A. (2023). A importância de uma Filosofia que pense o corpo no cenário pós-pandemia. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–23. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11886