Relato de experiência: um experimento de baixo custo com a força centrípeta

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, MCU

Resumo

Este trabalho busca expor de que maneira os experimentos de baixo custo podem auxiliar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Física e objetiva analisar a verificação e o funcionamento de uma centrífuga, construída com materiais de baixo custo, em situações em que o Movimento Circular Uniforme (MCU) está presente no nosso cotidiano. A metodologia é baseada na prática experimental com a Força Centrípeta e o MCU, desenvolveu-se pesquisa de natureza qualitativa de um relato de experiência, da disciplina de Práticas de Ensino em Ciências da Natureza II do curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os resultados apontam que os conteúdos trabalhados por meio dos experimentos na perspectiva da aprendizagem significativa, em que o professor como mediador possibilita o desenvolvimento prático dos alunos, apresenta possibilidades para que possam produzir novas percepções acerca da aprendizagem da disciplina de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Martins de Araujo, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda pelo PPGE/UECE. Especialista em ensino de Matemática (IFPI). Especialista em Informática na Educação (IFMA). Especialista em Educação do Campo (UFPI). Graduada em Matemática (UESPI). Professora Substituta do CESTI/UEMA.

Juliana Macedo de Carvalho Castelo Branco, Prefeitura Municipal de Teresina

Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (Uninter). Especialista em Educação do Campo (UFPI); Graduada em Pedagogia (Faculdade Piauiense). Professora Efetiva SEMEC/TERESINA-PI.

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (UFU). Mestre em Educação pela UFPI. Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Licenciado em Física (UFPI).

 

Referências

ANDRADE, M. V.; PAZ, F. S. Sequência didática com metodologias ativas no ensino de física à luz da aprendizagem significativa. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 1-11, 2023.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRITO, L. O.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, nº 5, 2018.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 14 ago. 2023.

DUARTE, S. E. Física para o Ensino Médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, p. 525-542, 2012.

FIASCA, A. B. A.; BELMONTE, V. N.; TAVARES, B. M.; BATISTA, M. C. A Utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Física: uma possibilidade para o ensino de Relatividade Restrita na Educação Básica. Experiências em Ensino de Ciências, 2021.

LIMA, E. de S.; MELO, K. R. A. Educação do Campo: reflexões políticas e teórico-metodológica. Teresina. EdUFPI, 2016.

MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca FotoPROEX/UEPG, 2015.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015. p. 159-173.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 20 de out. 2022.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 73-80. 2018.

MOREIRA, L. C.; SOUZA, G. S. de.; ALMASSY, R. C. B. O Ensino de Biologia por Investigação e Problematização: uma articulação entre teoria e prática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Vol. 5, n. 2. jul./dez. 2015.

MOURA, C. E. B. S. de. O ensino por investigação como estratégia de mediação na formação inicial de professores de ciências. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

NOGUEIRA, G. T.; HERNANDES, J. A. Laboratório de Física IV baseado em experimentos de baixo custo: relato de uma experiência de ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

PEREIRA, J. C.; MONTE, L. R. S., SOUTO, C. C.; CARVALHO, A. H. M.; SANTOS, L. dos; RENOVATO, R. D.; SALES, C. D. M. Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa: Processo Educativo no Ensino em Saúde. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2021.

ROCHA, L. S. Laboratório experimental de baixo custo para o ensino de física. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, D. L. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 25-44, 2018.

SOUSA, R. C. Ensino Remoto: Desafios Da Prática Docente No Ensino De Física. Iniciação Científica Cesumar (Online) v. 24, n.2, p 1-7,2022.

TRIVELATO, S. L. F.; TONIDANDE, S. M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de Biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17 n. especial, p. 97-114, 2015.

Publicado

2023-10-15

Como Citar

Araujo, L. M. de, Castelo Branco, J. M. de C., & Paz, F. S. da. (2023). Relato de experiência: um experimento de baixo custo com a força centrípeta. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11727

Edição

Seção

Relato de experiência