Gestão escolar e aprendizagem: intervenções do(a) gestor(a) na melhoria do ensino

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Aprendizagem, Ensino, Resultados

Resumo

Este estudo revela dados de resultados parciais sobre pesquisas relacionadas à gestão escolar em escolas públicas, considerando as premissas legais e as experiências exitosas desenvolvidas no Estado do Ceará, que o aponta, no cenário nacional, como referência em práticas de gestão, objetivando divulgar concepções de professores, na condição de docentes e/ou gestores, sobre as possibilidades de a gestão intervir no processo de ensino, com a expectativa de melhorar os resultados de aprendizagem. Contudo, a presente pesquisa adotou a forma qualitativa, utilizando como fontes primárias as postagens e os comentários dos alunos e seguidores do perfil no Instagram do LDE/UFC, que publica periodicamente algumas perguntas em seu perfil, provocando e instaurando o debate e a reflexão sobre os temas abordados nas aulas. O estudo indicou que a gestão escolar no Brasil ainda pratica ações de natureza administrativa semelhante aos princípios adotados pela administração empresarial/geral, onde são observadas exigências relacionadas ao alcance de metas e cumprimento dos objetivos pré-determinados.

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Biografia do Autor

Kelcilene Brito Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Extensão PROEX/UECE.

 

Tania Maria Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação   pela UECE. Coordenadora do Curso de Pedagogia UAB/UECE.

 

Referências

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Oliveira, K. B. F. de, & Lopes, T. M. R. (2023). Gestão escolar e aprendizagem: intervenções do(a) gestor(a) na melhoria do ensino. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11599

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