Gestão escolar e aprendizagem: intervenções do(a) gestor(a) na melhoria do ensino
Palavras-chave:
Gestão, Aprendizagem, Ensino, ResultadosResumo
Este estudo revela dados de resultados parciais sobre pesquisas relacionadas à gestão escolar em escolas públicas, considerando as premissas legais e as experiências exitosas desenvolvidas no Estado do Ceará, que o aponta, no cenário nacional, como referência em práticas de gestão, objetivando divulgar concepções de professores, na condição de docentes e/ou gestores, sobre as possibilidades de a gestão intervir no processo de ensino, com a expectativa de melhorar os resultados de aprendizagem. Contudo, a presente pesquisa adotou a forma qualitativa, utilizando como fontes primárias as postagens e os comentários dos alunos e seguidores do perfil no Instagram do LDE/UFC, que publica periodicamente algumas perguntas em seu perfil, provocando e instaurando o debate e a reflexão sobre os temas abordados nas aulas. O estudo indicou que a gestão escolar no Brasil ainda pratica ações de natureza administrativa semelhante aos princípios adotados pela administração empresarial/geral, onde são observadas exigências relacionadas ao alcance de metas e cumprimento dos objetivos pré-determinados.
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