Ensinando produção textual literária: microcontos na formação de docentes

Autores

Palavras-chave:

Produção Textual, Escrita Literária, Alfaletrar, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir, a partir de uma experiência de ensino, sobre a produção textual literária nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto de que isso será mais viável se tais experiências ocorrerem na formação de docentes que atuarão nesta etapa da educação. Assim, a partir de anotações em diário, fotos e trechos de conversas, pretendemos analisar a recepção e êxito de uma atividade da disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, envolvendo a produção de microcontos e de suporte para este gênero. Os resultados apontam para a boa recepção deste tipo de atividade com jovens que atuarão e/ou já atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua percepção de como o gênero microconto auxilia na escrita com fins sociais em contexto de quem está aprendendo os mistérios do sistema de escrita alfabética: as crianças.

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Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sahmaroni Rodrigues de Olinda

 

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará, com estágio Sanduíche na Sorbonne Cité Paris 13/Nord. Docente da Faculdade de Educação, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2023-09-16

Como Citar

Olinda, S. R. de. (2023). Ensinando produção textual literária: microcontos na formação de docentes. Ensino Em Perspectivas, 4(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11435

Edição

Seção

Relato de experiência