Ensinando produção textual literária: microcontos na formação de docentes
Palavras-chave:
Produção Textual, Escrita Literária, Alfaletrar, Formação de ProfessoresResumo
O objetivo deste artigo é refletir, a partir de uma experiência de ensino, sobre a produção textual literária nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto de que isso será mais viável se tais experiências ocorrerem na formação de docentes que atuarão nesta etapa da educação. Assim, a partir de anotações em diário, fotos e trechos de conversas, pretendemos analisar a recepção e êxito de uma atividade da disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, envolvendo a produção de microcontos e de suporte para este gênero. Os resultados apontam para a boa recepção deste tipo de atividade com jovens que atuarão e/ou já atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua percepção de como o gênero microconto auxilia na escrita com fins sociais em contexto de quem está aprendendo os mistérios do sistema de escrita alfabética: as crianças.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ARAÚJO, Denise Lino de; NASCIMENTO, Maria Célia do; NASCIMENTO, Antonio Naéliton do. Concepções de escrita na Base Nacional Comum Curricular de ensino fundamental. In: SOUZA, Sweder; RUTIQUEWISKI, Andréia (Orgs). Ensino de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: propostas e desafios. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020, p. 113-154.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 10 jul. 2022.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
CHARTIER, Roger. O livro e seus poderes (séculos XV a XVIII). In: COUTINHO, Eduardo Granja et al (org). Letra impressa: comunicação, cultura e sociedade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 15-52.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
DIAS, Nicole. Dê vida nova à sua decoração com lambe-lambe. Disponível em: Decoração com lambe-lambe: 15 ideias para o seu espaço (tuacasa.com.br). Acesso em 20 maio 2023).
DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherche biographique en education: fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014.
DELORY-MOMBERGER, Christine. O diário de pesquisa como instrumento de formação e pesquisa na intervenção social. In: DAMACENO, Maria Nobre, SALES, Celecina de Maria Veras, OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Curitiba: CRV, 2016, p. 75-93
FREIRE, Marcelino (Org). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorisl, 2023.
FREIRE, Paulo, MACEDO, Donaldo Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da. S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 14 set. 2023.
LEAL, Telma Ferraz; MELO, Kátia Leal Reis de. Produção de textos: introdução ao tema. IN: LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs). Produção textual na escola: reflexões e prática do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-28.
OLINDA, S. R. de. Literaturas subterrâneas: literaturas que circulam para além do cânone escolar. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 161–181, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n1.p161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13809. Acesso em: 29 ago. 2023.
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 5,e510109, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.10109.
RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Faculdade de Educação. 2008.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martisn Fontes, 2014
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sahmaroni Rodrigues de Olinda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.