Inclusão e acessibilidade no Ensino Médio: relato de experiência a partir do estágio supervisionado
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Inclusão, Acessibilidade, Ensino MédioResumo
Nos últimos anos, o debate sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência tem mobilizado pesquisadores/as, educadores/as e gestores/as. No entanto, para que a educação inclusiva se torne uma realidade, é imprescindível repensarmos a formação de professores/as, as metodologias de ensino e os processos avaliativos. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiência sobre a nossa imersão em três escolas públicas de Fortaleza, através do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Como metodologia, foi utilizada a observação participante de inspiração etnográfica. Além das observações, foram realizadas oficinas e aulas expositivas dialogadas como parte integrante das atividades de estágio. Como discussão e resultados deste relato de experiência, ao refletirmos sobre as atividades realizadas nas escolas, constatamos a centralidade do ensino de Sociologia na rede pública como promotora dos direitos das juventudes e das pessoas com deficiência.
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Referências
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