Inclusão e acessibilidade no Ensino Médio: relato de experiência a partir do estágio supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Inclusão, Acessibilidade, Ensino Médio

Resumo

Nos últimos anos, o debate sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência tem mobilizado pesquisadores/as, educadores/as e gestores/as. No entanto, para que a educação inclusiva se torne uma realidade, é imprescindível repensarmos a formação de professores/as, as metodologias de ensino e os processos avaliativos. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiência sobre a nossa imersão em três escolas públicas de Fortaleza, através do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Como metodologia, foi utilizada a observação participante de inspiração etnográfica. Além das observações, foram realizadas oficinas e aulas expositivas dialogadas como parte integrante das atividades de estágio. Como discussão e resultados deste relato de experiência, ao refletirmos sobre as atividades realizadas nas escolas, constatamos a centralidade do ensino de Sociologia na rede pública como promotora dos direitos das juventudes e das pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Michely Peres de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Cientista social. Mestra e doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (GERE - UNILAB/UECE).

Larissa Januário de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará e  integrante do Programa de Residência Pedagógica de Ciências Sociais.

Marina da Costa Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará e integrante do Programa de Residência Pedagógica de Ciências Sociais.

Referências

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Publicado

2023-10-15

Como Citar

Andrade, M. P. de, Castro, L. J. de, & Lopes, M. da C. (2023). Inclusão e acessibilidade no Ensino Médio: relato de experiência a partir do estágio supervisionado . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11725

Edição

Seção

Relato de experiência