Inclusão e acessibilidade no Ensino Médio: relato de experiência a partir do estágio supervisionado
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Inclusão, Acessibilidade, Ensino MédioResumo
Nos últimos anos, o debate sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência tem mobilizado pesquisadores/as, educadores/as e gestores/as. No entanto, para que a educação inclusiva se torne uma realidade, é imprescindível repensarmos a formação de professores/as, as metodologias de ensino e os processos avaliativos. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiência sobre a nossa imersão em três escolas públicas de Fortaleza, através do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Como metodologia, foi utilizada a observação participante de inspiração etnográfica. Além das observações, foram realizadas oficinas e aulas expositivas dialogadas como parte integrante das atividades de estágio. Como discussão e resultados deste relato de experiência, ao refletirmos sobre as atividades realizadas nas escolas, constatamos a centralidade do ensino de Sociologia na rede pública como promotora dos direitos das juventudes e das pessoas com deficiência.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 9 out. 2023.
CASTRO, Larissa et tal. Estágio supervisionado na perspectiva da Educação inclusiva em duas escolas públicas de Fortaleza. In: 8º Encontro Nacional para p Ensino de Sociologia na Educação Básica, Belém, 2023, Anais. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/eneseb/2023/TRABALHO__EV186_MD4_ID734_TB198_02052023125734.pdf. Acesso em: 9 out. 2023.
DINIZ, Debora. O que é Deficiência. Coleção Primeiros Passos. Ed. Brasiliense, 2006.
GHEDIN, Evandro. Estágio com pesquisa. São Paulo, Editora Cortez, 2015.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna , 2003. (Coleção cotidiano escolar).
NUERNBERG, Adriano Henrique. O capacitismo, a educação e a contribuição do campo de estudos sobre deficiência para educação inclusiva. In: MACHADO, Rosângela; MONTOAN, Maria T. E. (org.). Educação e inclusão: entendimentos, proposições e práticas. Blumenau: FURB, 2020. p. 45-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michely Peres de Andrade, Larissa Januário de Castro, Marina da Costa Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.