A educação infantil em tempos de crise humanitária: reinvenção da docência e o pós-isolamento social

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Palavras-chave:

Pandemia covid-19, Educação Infantil, Docência, Práticas educativas

Resumo

O sistema educacional sofreu graves consequências em decorrência da pandemia da covid-19. A educação de crianças de zero a seis anos, em maior grau, visto que essa é a primeira etapa da Educação Básica. Temos como objetivo geral discutir os desafios que atravessaram a docência em tempos de crise humanitária e as reinvenções das práticas educativas na educação infantil. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo-analítico, estruturado a partir de análise documental das leis que normatizam a educação infantil e de revisão bibliográfica. Para tanto, apresentamos a educação infantil como direito, às condições dessa etapa em tempos de crise, e por fim, a capacidade das (os) professoras (es) reinventarem suas práticas educativas nesse contexto. Concluímos mencionando que as consequências da pandemia ainda estão longe de serem superadas e é tarefa da política educacional reparar esses efeitos.

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Biografia do Autor

Antonia Nayane Queiroz Domingos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Bacharela em Humanidades pela UNILAB. Licenciada em Pedagogia pela UNILAB. Atualmente professora de educação infantil da rede privada - Redenção - CE.

Fabiola Barrocas Tavares, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Pedagogia da UNILAB vinculado ao Instituto de Humanidades (IH).

Tiago Morais de Freitas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Bacharel em Humanidades pela UNILAB. Licenciado em Pedagogia pela UNILAB. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (EDUCAS/UNILAB).

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Domingos, A. N. Q., Tavares, F. B., & Freitas, T. M. de. (2023). A educação infantil em tempos de crise humanitária: reinvenção da docência e o pós-isolamento social. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8651

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