Versejar em espanhol: a produção de poemas em áudio no Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de línguas, Oralidade, Letramento literário, Poemas em áudioResumo
O texto poético dialoga com a oralidade não só pelas suas origens históricas e pela declamação, mas também pela sua forma que integra uma melodia singular. Partindo disso, práticas pedagógicas que possuam o poema como centro possibilitam discussões sobre atividades que envolvam leitura, escrita e o próprio “dizer” do texto poético. Neste trabalho, buscamos refletir sobre como o processo de produção de micropoemas em áudio pelos discentes possibilitou uma aprendizagem tanto das características do texto poético quanto da prática da oralidade em língua espanhola. Para tanto, a proposta foi desenvolvida de modo interdisciplinar entre a disciplina citada e a de língua portuguesa com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, apoiando-se, principalmente, nas reflexões de Pinheiro (2018) e Antonio (2001). O trabalho com os micropoemas em língua espanhola oportunizou a vivência mais significativa com o texto literário, aproximando o discente da riqueza que envolve o uso de uma língua.
Downloads
Referências
ANTONIO, Jorge Luiz. Alguns aspectos da poesia digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande /MS. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Organização Cicilia M. K. Peruzzo e Leda Ribeiro. São Paulo: [S.I.], 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP8ANTONIO.PDF. Acesso em: 10 out. 2022.
CAMPOS, Bruna da Silva. Fundamentação teórica. In: CAMPOS, Bruna da Silva. Estratégias de aprendizagem e teletandem: o que os aprendizes de língua inglesa afirmam fazer para aprender neste contexto? 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, São Paulo, 2018. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/4590.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.
CEZAR, Tatiana Santana Rodrigues Faria. Poesia digital: um novo conceito. In: CEZAR, Tatiana Santana Rodrigues Faria. A poesia digital na era tecnológica. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO, Goiânia, 2018. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4015/2/Tatiana%20Santana%20Rodrigues%20Faria%20Cezar.pdf. Acesso em 11 de out. 2022. p. 15-28.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020. 224p.
FIGUEIREDO; Natalia dos Santos; SÁ, Priscila Cristina Ferreira de. A expressão oral e a diversidade linguística. In: PINHO, José Ricardo Dordron de. A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola, 2022.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018. 152 p.
SÁNCHEZ, Yvette. El imparable crecimiento de los microformatos literarios digitales. In: GUERRERO, Gustavo; LOY, Benjamin; MÜLLER, Gesine (org.). World Editors, Dynamics of Global Publishing and the Latin American Case between the Archive and the Digital Age. Berlin/Boston: De Gruyter, 2021. p. 403-416. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=OF08EAAAQBAJ&pg=GBS.PP1&hl=pt. Acesso em: 2 de nov. 2022.
SILVA; Simone Batista da; MARTINS, Lia Santos de Oliveira. A avaliação das habilidades orais. In: PINHO, José Ricardo Dordron de. A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Cristina Pinto Bezerra, Luiza Helena Praxedes Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.