Versejar em espanhol: a produção de poemas em áudio no Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de línguas, Oralidade, Letramento literário, Poemas em áudioResumo
O texto poético dialoga com a oralidade não só pelas suas origens históricas e pela declamação, mas também pela sua forma que integra uma melodia singular. Partindo disso, práticas pedagógicas que possuam o poema como centro possibilitam discussões sobre atividades que envolvam leitura, escrita e o próprio “dizer” do texto poético. Neste trabalho, buscamos refletir sobre como o processo de produção de micropoemas em áudio pelos discentes possibilitou uma aprendizagem tanto das características do texto poético quanto da prática da oralidade em língua espanhola. Para tanto, a proposta foi desenvolvida de modo interdisciplinar entre a disciplina citada e a de língua portuguesa com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, apoiando-se, principalmente, nas reflexões de Pinheiro (2018) e Antonio (2001). O trabalho com os micropoemas em língua espanhola oportunizou a vivência mais significativa com o texto literário, aproximando o discente da riqueza que envolve o uso de uma língua.
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