Versejar em espanhol: a produção de poemas em áudio no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Oralidade, Letramento literário, Poemas em áudio

Resumo

O texto poético dialoga com a oralidade não só pelas suas origens históricas e pela declamação, mas também pela sua forma que integra uma melodia singular. Partindo disso, práticas pedagógicas que possuam o poema como centro possibilitam discussões sobre atividades que envolvam leitura, escrita e o próprio “dizer” do texto poético. Neste trabalho, buscamos refletir sobre como o processo de produção de micropoemas em áudio pelos discentes possibilitou uma aprendizagem tanto das características do texto poético quanto da prática da oralidade em língua espanhola. Para tanto, a proposta foi desenvolvida de modo interdisciplinar entre a disciplina citada e a de língua portuguesa com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, apoiando-se, principalmente, nas reflexões de Pinheiro (2018) e Antonio (2001). O trabalho com os micropoemas em língua espanhola oportunizou a vivência mais significativa com o texto literário, aproximando o discente da riqueza que envolve o uso de uma língua.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pinto Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pela mesma universidade. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Luiza Helena Praxedes Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras, com pesquisa em Discurso, Memória e Identidade, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. É professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi-RN.                                                                                    

 

Referências

ANTONIO, Jorge Luiz. Alguns aspectos da poesia digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande /MS. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Organização Cicilia M. K. Peruzzo e Leda Ribeiro. São Paulo: [S.I.], 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP8ANTONIO.PDF. Acesso em: 10 out. 2022.

CAMPOS, Bruna da Silva. Fundamentação teórica. In: CAMPOS, Bruna da Silva. Estratégias de aprendizagem e teletandem: o que os aprendizes de língua inglesa afirmam fazer para aprender neste contexto? 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, São Paulo, 2018. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/4590.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

CEZAR, Tatiana Santana Rodrigues Faria. Poesia digital: um novo conceito. In: CEZAR, Tatiana Santana Rodrigues Faria. A poesia digital na era tecnológica. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO, Goiânia, 2018. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4015/2/Tatiana%20Santana%20Rodrigues%20Faria%20Cezar.pdf. Acesso em 11 de out. 2022. p. 15-28.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020. 224p.

FIGUEIREDO; Natalia dos Santos; SÁ, Priscila Cristina Ferreira de. A expressão oral e a diversidade linguística. In: PINHO, José Ricardo Dordron de. A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola, 2022.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018. 152 p.

SÁNCHEZ, Yvette. El imparable crecimiento de los microformatos literarios digitales. In: GUERRERO, Gustavo; LOY, Benjamin; MÜLLER, Gesine (org.). World Editors, Dynamics of Global Publishing and the Latin American Case between the Archive and the Digital Age. Berlin/Boston: De Gruyter, 2021. p. 403-416. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=OF08EAAAQBAJ&pg=GBS.PP1&hl=pt. Acesso em: 2 de nov. 2022.

SILVA; Simone Batista da; MARTINS, Lia Santos de Oliveira. A avaliação das habilidades orais. In: PINHO, José Ricardo Dordron de. A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola, 2022.

Publicado

2023-05-17

Como Citar

Bezerra, A. C. P., & Fernandes, L. H. P. (2023). Versejar em espanhol: a produção de poemas em áudio no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10431

Edição

Seção

Relato de experiência