A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”
Palavras-chave:
Adaptação, Dificuldades, Educação física escolar, Ensino remotoResumo
O ensino mediado por tecnologias se tornou uma realidade, para o ensino formal no Brasil, em todos os níveis de ensino. Por isso, passamos a nos questionar como professores de Educação Física têm lidado com essa nova forma de ensinar, sobretudo após a pandemia. O objetivo do estudo foi analisar a prática docente de professoras de Educação Física Escolar a partir da observação das aulas delas e das percepções que elas têm acerca de suas próprias práticas pedagógicas no AVA Canal Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. Por meio da observação não participante e da entrevista em profundidade com duas professoras, identificamos a dificuldade, adaptação, confiança e insegurança diante dessa nova realidade. Concluímos que as professoras estão sujeitas a desafios quanto ao ensino mediado por tecnologias, que demanda a necessidade de adaptação, desmotivação e formação acadêmica que podem contribuir para diminuir as dificuldades percebidas no ensino de Educação Física nesse ambiente.
Downloads
Referências
ARNDT, Klalter Bez Fontana; CRUZ, Dulce Márcia. O olhar do pedagogo para sua prática em tempos de pandemia. Educação, v. 8, n. 3, p. 644-660, 2020.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar enfermagem, v. 13, n. 2, p. 30-36, 2009.
COELHO, Carolina Goulart; DA FONSECA XAVIER, Fátima Vieira; MARQUES, Adriane Cristina Guimarães. Educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.
DA SILVA, Ana Lúcia. Ensaios em saúde coletiva: entrevista em profundidade como técnica de pesquisa qualitativa em saúde coletiva. Saúde Coletiva, v. 2, n. 7, 2005, p. 71.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1991.
FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, 2013.
GARCIA, Marta Fernandes et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.
GARCIA, Marta Fernandes et al. Novos letramentos e docência na educação a distância. ETD-Educação Temática Digital, v. 19, n. 1, p. 210-233, 2017.
GODOI, Marcos et al. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de Covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e012-e012, 2021.
HENRIQUES, Susana et al. Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online. Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital, p. 148-178, 2017.
HORTA, Patrícia Damásio Reis. A microanálise através da entrevista semi-directiva: uma avaliação do ciclo da autorregulação da aprendizagem. 2010. Tese de Doutorado.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
KUNZ, Elenor. A relação teoria/prática no ensino/pesquisa da educação física. Motrivivência, n. 8, p. 46-54, 1995.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan/abr. 2020.
MACHADO, Leticia Rocha; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; DA SILVA, Juarez Bento. Competências digitais no ensino remoto: novos desafios para formação docente. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2021.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em 26 abr. 2023.
OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de; MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância. Anais... IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25 a 27 de novembro de 2009.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. v. 7, n. 1, p. 75-94, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em 26 abr. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Editora Feevale, 2013.
PEDROSA, Gabriel Frazao Silva; DIETZ, Karin Gerlach. A prática de ensino de arte e educação física no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 103-112, 2020.
REIS, Kath de Freitas Marinho do; SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. O anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como estratégia política. Ambiente & Educação, v. 26, n. 1, 2021.
ROSA, Rosemar. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2013. p. 214-227.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2007.
SKOWRONSKI, Marcelo. Práticas corporais para além das quadras: educação física escolar ao alcance de todos no ensino remoto. Anais...10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação – SIMEDUC. 24 a 26 de março de 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002.
VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev SOCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, set/out, 2007.
WELFORT, Madalena Freire. Observação registro reflexão: instrumentos metodológicos I. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996 (Série Seminários).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Micaelle Cristine Melo da Silva, Fábio Soares da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.