A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”

Autores

Palavras-chave:

Adaptação, Dificuldades, Educação física escolar, Ensino remoto

Resumo

O ensino mediado por tecnologias se tornou uma realidade, para o ensino formal no Brasil, em todos os níveis de ensino. Por isso, passamos a nos questionar como professores de Educação Física têm lidado com essa nova forma de ensinar, sobretudo após a pandemia. O objetivo do estudo foi analisar a prática docente de professoras de Educação Física Escolar a partir da observação das aulas delas e das percepções que elas têm acerca de suas próprias práticas pedagógicas no AVA Canal Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. Por meio da observação não participante e da entrevista em profundidade com duas professoras, identificamos a dificuldade, adaptação, confiança e insegurança diante dessa nova realidade. Concluímos que as professoras estão sujeitas a desafios quanto ao ensino mediado por tecnologias, que demanda a necessidade de adaptação, desmotivação e formação acadêmica que podem contribuir para diminuir as dificuldades percebidas no ensino de Educação Física nesse ambiente.

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Biografia do Autor

Micaelle Cristine Melo da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí.

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela PUCRS. Mestre em Comunicação. Especialista em Supervisão Escolar e Licenciado em Educação Física pela UFPI. Prof. Adjunto da UFPI. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Física da UESPI.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

Silva, M. C. M. da, & Costa, F. S. da. (2023). A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10491