A proliferação da educação a distância: problematizando alguns discursos
Palavras-chave:
Educação à distância, Modalidade a distância, FlexibilidadeResumo
O texto tem como objetivo problematizar alguns discursos sobre a proliferação da Educação a Distância (Ead) e a relação com novas formas de governo e sequestro subjetivo. Como material empírico, foram selecionados, no portal Scielo, seis artigos que fazem relação com a temática Modalidade a Distância e licenciaturas. Estes foram analisados tomando como fundamento as teorizações de Michel Foucault, mais especificamente seus escritos sobre análise do discurso e governamentalidade. Diante da análise foi possível perceber que as ideias trazidas nos escritos sobre flexibilidade, liberdade e inovação são equivocadas. Concluímos que o ensino EaD produz novas formas de mecanismos e controle, como as relações imateriais de trabalho. Estas apresentam uma falsa sensação de escolha dos indivíduos, quando por sua vez instauram um novo discurso com novas formas de subjetivação e novos mecanismos de controle. Por fim, podemos dizer que os discursos analisados reforçam ainda mais as alegações as quais buscam suprimir.
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