A proliferação da educação a distância: problematizando alguns discursos

Autores

Palavras-chave:

Educação à distância, Modalidade a distância, Flexibilidade

Resumo

O texto tem como objetivo problematizar alguns discursos sobre a proliferação da Educação a Distância (Ead) e a relação com novas formas de governo e sequestro subjetivo. Como material empírico, foram selecionados, no portal Scielo, seis artigos que fazem relação com a temática Modalidade a Distância e licenciaturas. Estes foram analisados tomando como fundamento as teorizações de Michel Foucault, mais especificamente seus escritos sobre análise do discurso e governamentalidade. Diante da análise foi possível perceber que as ideias trazidas nos escritos sobre flexibilidade, liberdade e inovação são equivocadas. Concluímos que o ensino EaD produz novas formas de mecanismos e controle, como as relações imateriais de trabalho. Estas apresentam uma falsa sensação de escolha dos indivíduos, quando por sua vez instauram um novo discurso com novas formas de subjetivação e novos mecanismos de controle. Por fim, podemos dizer que os discursos analisados reforçam ainda mais as alegações as quais buscam suprimir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Kroetz, Pontifícia Universidade Católica-RS

Doutora e mestra em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012).

Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUC/RS. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Violência simbólica. Revista Latina de Sociología, v. 2, n. 1, p. 1-4, 2012.

BRASIL. Secretaria do Ensino Superior. Referenciais de qualidade de EaD para Cursos a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, Michel. Diálogo sobre o poder. In: MOTTA, M. B. da. (Org.). Michel Foucault: Estratégia, Poder-Saber. 2. ed. Rio de Janeiro, 2006. (Ditos e Escritos, v. 4). p. 253-266.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Curso no Collège de France (1977- 1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GIOLO, Jaime. A educação tecnológica superior no Brasil: os números de sua expansão. In: MOLL, J.; SAVEGNANI, P. (Org.). Universidade e mundo do trabalho. Brasília, DF: INEP, 2006. p. 109 134.

GOVERNO DO BRASIL. “Cresce o número de matrículas no ensino à distância, aponta Censo da Educação Superior”. Disponível em: Serviços e Informações do Brasil. Acesso em 06 de fevereiro de 2023. 2022.

GUTTING, Gary. Foucault: uma brevíssima introdução. Editora Unesp, 2021.

KENSKI, Vani. O desafio da educação a distância no Brasil. Disponível em: https://www.ufjf.br/faculdadedeeducacao/ . Acesso em: 10 abr. 2022.

KROETZ, Ketlin. Evasão escolar e governamentalidade: uma analítica das tecnologias de governamento para a manutenção de todos na escola. 2019. 299. Tese - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em : 000496031-Texto+Completo-0.pdf (pucrs.br) Acesso em 23 de novembro. 2022.

MOORE, Michael. KEARSLEY. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORAES, Antônio Luiz; VEIGA-NETO, Alfredo. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2008. p.1-18.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O governamento pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SARAIVA, Karla Schuck. A aliança biopolítica educação-trabalho. Pró-posições, Campinas, v. 25, n. 2, maio/ago., p. 139-156, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/08.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.

SARAIVA, Karla Schuck. Outros tempos, outros espaços: Internet e Educação. 2006. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. 5. ed. São Paulo: Record, 2001.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Kroetz, K., & Ozelame, D. M. (2023). A proliferação da educação a distância: problematizando alguns discursos. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10090