Desafios no estágio curricular supervisionado na Educação Física: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física Escolar, Ensino Fundamental anos iniciais, Formação Docente

Resumo

O estágio supervisionado curricular é fundamental na formação acadêmica e profissional para experiências pedagógicas que se aproximam da futura experiência profissional. A aplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, aproximam o graduando da experiência, pois é através dela que o conhecimento teórico se relaciona com o prático, tornando possível uma reflexão acerca de qual metodologia e didática adotar para a construção do saber. Assim, este texto objetiva relatar uma experiência de estágio supervisionado em Educação Física e seus principais desafios. Para isso, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os resultados descreveram as experiências vivenciadas em turmas do Ensino Fundamental anos iniciais em uma instituição privada, situada no município de Caucaia. Concluindo-se que há inúmeros desafios, porém o estágio é uma ferramenta de suma importância na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física por gerar vivências e reflexões sobre realidades práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Antunes Coimbra Araújo Pedrosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Educação Física pela UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade - IFCE.

Klertianny Teixeira do Carmo, Secretaria de Educação do Ceará (Seduc)

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Educação Física pela (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE). Professora da Secretaria de Educação do Ceará.

Symon Tiago Brandão de Souza, Instituto Federal de Educação do Ceará

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE).

Referências

BRANDENBURG, C.; PEREIRA; A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019.

BRANDT, L. V. Relato de experiência das aulas de educação física no ensino médio: educação Inovadora e Transformadora. Compartilhando saberes (1ª edição), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2019.

FLORES, P. P.; CARAÇATO, Y. M. da S.; ANVERSA, A. L. B.; SOLERA, B.; COSTA, L. C. A. da; OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, V. de F. M. de. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61–68, 2018. 2019 .v17.n1.p61. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20107. Acesso em: 4 ago. 2023.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 8 jul. 2023.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

PEDROSA, A. A. C. A. et al. Educação física e alunos com transtornos do espectro autista: provocações e reflexões. XXVII Semana universitária, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://semanauniversitaria.uece.br/anais/paginas/detalhesTrabalho.jsf. Acesso em: 27 jul. 2023.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar, 2018a. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93. Acesso em: 6 ago. 2023.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Dança encantada e de resistência: (trans) significações corporais no Torém dos índios Tremembé. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 120-129, jan./ abr., 2018b.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P.; CARMO, K. T. do. Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física. Revista Cocar, [S. l.], n. 4, p. 93–117, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1550. Acesso em: 15 ago. 2023.

SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 7 ago. 2023.

SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 9 ago. 2023.

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Pedrosa, A. A. C. A., Carmo, K. T. do, & Souza, S. T. B. de. (2023). Desafios no estágio curricular supervisionado na Educação Física: relato de experiência . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11395

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)