O discente autista sob a perspectiva da afetividade walloniana

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Afetividade, Desenvolvimento, Autismo

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo explicitar os processos de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) analisados à luz da Teoria da Afetividade proposta por Henri Wallon (2010), além de intencionar uma visualização acerca da superação das dificuldades de aprendizagem vista sob a ótica do desenvolvimento socioafetivo do sujeito. A pesquisa foi realizada em um instituto de acompanhamento pedagógico, situado em Fortaleza-CE, cujo tempo de convivência entre os professores e os alunos selecionados superasse ou igualasse a um ano. A análise contou com entrevistas a cada aluno analisado e, posteriormente, cada professor responsável respondeu um questionário que sondou mecanismos wallonianos específicos da relação discente-docente que favorecessem a aprendizagem. Constatou-se que o aprofundamento da relação interpessoal na ação pedagógica contribuiu significativamente à melhoria do rendimento escolar dos alunos. Não obstante, a convivência e a empatia tornaram-se expoentes na construção identitária dos discentes.

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Biografia do Autor

Cezar Nascimento Pires, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Acadêmico em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFC.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Pires, C. N. (2023). O discente autista sob a perspectiva da afetividade walloniana. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11441

Edição

Seção

Relato de experiência