O discente autista sob a perspectiva da afetividade walloniana
Palavras-chave:
Aprendizagem, Afetividade, Desenvolvimento, AutismoResumo
Este relato de experiência tem por objetivo explicitar os processos de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) analisados à luz da Teoria da Afetividade proposta por Henri Wallon (2010), além de intencionar uma visualização acerca da superação das dificuldades de aprendizagem vista sob a ótica do desenvolvimento socioafetivo do sujeito. A pesquisa foi realizada em um instituto de acompanhamento pedagógico, situado em Fortaleza-CE, cujo tempo de convivência entre os professores e os alunos selecionados superasse ou igualasse a um ano. A análise contou com entrevistas a cada aluno analisado e, posteriormente, cada professor responsável respondeu um questionário que sondou mecanismos wallonianos específicos da relação discente-docente que favorecessem a aprendizagem. Constatou-se que o aprofundamento da relação interpessoal na ação pedagógica contribuiu significativamente à melhoria do rendimento escolar dos alunos. Não obstante, a convivência e a empatia tornaram-se expoentes na construção identitária dos discentes.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION-APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Bezerra, Paulo. Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.
DANTAS, Heloysa. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: DANTAS, Heloysa; LATAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Teorias psicogenéticas em discussão. 18. ed. São Paulo: Summus, 1992. p. 85-98
DANTAS, Heloysa. Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon. In: DANTAS, Heloysa; LATAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Teorias psicogenéticas em discussão. 18. ed. São Paulo: Summus, 1992. p. 35-44
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 143p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 82. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 256p.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 134p.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 198p.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org). O Desafio das diferenças nas escolas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 152p.
MANTOAN, Maria Teresa Égler; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. 103p.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 15 set. 2023.
WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010, 208p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cezar Nascimento Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.