Alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva dos multiletramentos

Autores

Palavras-chave:

Multiletramentos, Alfabetização de crianças., Acompanhamento do ensino, Ensino fundamental

Resumo

Ao dominar as técnicas de leitura e escrita a criança vai descobrindo um novo horizonte ainda com desafios, mas repleto de oportunidades. Dado a relevância do processo de alfabetização e letramento na vida da criança, o estudo possui caráter qualitativo configurando-se como um estudo de caso tendo como objetivo compreender o uso dos multiletramentos no processo de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental. A pesquisa fundamenta-se em autores que discorrem sobre alfabetização, letramento e multiletramentos tais como: Soares (2020), Morais (2012), Ferreiro e Teberosky (1979). Assim sendo, conclui-se que as práticas de multiletramentos na alfabetização de crianças auxilia na contextualização da realidade em que as crianças encontram-se inseridas, atribuindo significado ao que está sendo trabalhado com elas em sala de aula. O que consequentemente torna o processo de alfabetização algo interessante e prazeroso. 

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Biografia do Autor

Raquel Siqueira da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é bolsista do Programa Residência Pedagógica/CAPES.

Paulo Victor da Silva Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Silva, R. S. da, & Sousa, P. V. da S. (2023). Alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva dos multiletramentos. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11590