Nome próprio: aquisição do sistema de escrita alfabética na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Nome próprio, Sistema de escrita alfabéticaResumo
Este relato apresenta a experiência com as crianças do Infantil 5, no CEI Maristela da Frota Cavalcante, no ano de 2019. Através do acompanhamento da aprendizagem do nome próprio a professora buscou intervenções para que as crianças evoluíssem na escrita do nome e iniciasse o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, apoiada na premissa que as práticas pedagógicas na educação infantil devem promover interações e brincadeiras, o conhecimento de si e do mundo, proporcionou experiências diversificadas e significativas para as crianças no cotidiano escolar. Numa observação-participante (SEVERINO, 2013) onde o pesquisador compartilha vivências com os sujeitos pesquisados e análise qualitativa dos dados coletados e bibliografia consultada: Bosco (2002), Ferrero e Teberosky (1999) e Morais (2019), os resultados desta pesquisa demonstraram que a escrita do nome não deve se restringir apenas à sua grafia, mas explorado em sua totalidade, potencializando as hipóteses infantis sobre a aquisição do sistema de escrita alfabética.
Downloads
Referências
BOSCO, Zelma Regina. No jogo dos significantes, a infância da letra. Campinas, SP: Pontes, 2002.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 16 set. 2023.
FERRERO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana de Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FORTALEZA, Prefeitura Municipal de. A criança e o seu nome: identidade, expressão e escrita na Educação Infantil. Fortaleza: Secretaria Municipal da Educação, 2017.
GOULART, Cecília; MATA, Adriana Santos da. Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações. In: Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 1. Ed. Brasília: MEC/SEB, 2016.
KRAMER, Sonia; BARBOSA, Silvia Néli Falcão. Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na educação infantil. In: Currículo e linguagem na educação infantil. Ministério da Educação, Secretaria de educação básica. 1. Ed. Brasília: MEC/SEB, 2016.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cássia Calandrini Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.