Nome próprio: aquisição do sistema de escrita alfabética na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Nome próprio, Sistema de escrita alfabética

Resumo

Este relato apresenta a experiência com as crianças do Infantil 5, no CEI Maristela da Frota Cavalcante, no ano de 2019. Através do acompanhamento da aprendizagem do nome próprio a professora buscou intervenções para que as crianças evoluíssem na escrita do nome e iniciasse o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, apoiada na premissa que as práticas pedagógicas na educação infantil devem promover interações e brincadeiras, o conhecimento de si e do mundo, proporcionou experiências diversificadas e significativas para as crianças no cotidiano escolar. Numa observação-participante (SEVERINO, 2013) onde o pesquisador compartilha vivências com os sujeitos pesquisados e análise qualitativa dos dados coletados e bibliografia consultada: Bosco (2002), Ferrero e Teberosky (1999) e Morais (2019), os resultados desta pesquisa demonstraram que a escrita do nome não deve se restringir apenas à sua grafia, mas explorado em sua totalidade, potencializando as hipóteses infantis sobre a aquisição do sistema de escrita alfabética.

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Biografia do Autor

Cássia Calandrini Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Graduada em Pedagogia pela UECE. Pós- Graduada em Gestão pela Prominas; Educação Infantil e Alfabetização pelo IDJ; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Prominas. Integrante do projeto de extensão: Grupo de estudo Crisálida: art&ducação em transformação, vinculado a Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Relato de experiência da própria autora, no ano de 2019, na instituição CEI Maristela da Frota Cavalcante.

Referências

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SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Ribeiro, C. C. (2023). Nome próprio: aquisição do sistema de escrita alfabética na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11570

Edição

Seção

Relato de experiência