Botânica na escola: uma experiência no ensino fundamental em uma escola pública de Picuí-PB

Autores

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Impercepção botânica, Ensino fundamental, Metodologia ativa

Resumo

A Botânica é uma área da Ciência que apresenta uma grande quantidade de termos e definições, sendo ensinada, por vezes, por meio de um método de ensino tradicional, memorístico e descontextualizado. Fatores que podem levar a um maior desenvolvimento de sintomas do que é conhecido por impercepção botânica. Desta forma, é preciso transpor as metodologias tradicionais. O objetivo deste estudo foi descrever as atividades e experiências proporcionadas por um projeto em uma escola pública de ensino fundamental da zona rural do município de Picuí-PB. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo. As atividades foram realizadas em uma escola pública de ensino fundamental. Foram realizadas duas visitas escolares, e quatro diferentes atividades, em que se notou promoção da participação dos estudantes, o despertar da curiosidade e da aquisição de novos conhecimentos. Portanto, entende-se que as atividades propostas contribuíram para a mitigação da impercepção botânica.

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Biografia do Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas. Durante a graduação atuou como monitor de disciplinas como Sistemática de Fanerógamas, Genética Geral e Embriologia e Histologia, e também como residente no Programa Residência Pedagógica.

Elizângela Soares da Silva Laurentino, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Graduanda em Ciências Biológicas. Atou como monitora de Sistemática de Fanerógamas e em Programas de Iniciação Científica, um deles a Restauração ecológica e ecodesenvolvimento: Estratégias de ação para conservação dos biomas Caatinga e Mata Atlântica (FAPESQ).

Ana Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Doutora em Biologia Celular e Estrutural. Professora Associada da UFCG - CES. Tem experiência na área de Bioquímica com ênfase em glicídios. Atua em produção de mudas e educação ambiental no projeto do Horto Florestal da UFCG - CES.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Alves, R. T. de L., Laurentino, E. S. da S., & Silva, A. M. da. (2023). Botânica na escola: uma experiência no ensino fundamental em uma escola pública de Picuí-PB. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11097

Edição

Seção

Relato de experiência