A afetividade contribuindo para adaptação e desenvolvimento das crianças do Infantil I do Centro de Educação Infantil Padre José Maria Cavalcante Costa
Palavras-chave:
Afetividade, Acolhedor, Adaptação, Desenvolvimento infantilResumo
O presente relato de experiência reúne observações e ações que ocorreram na turma do infantil I do Centro de Educação Infantil Padre José Maria Cavalcante Costa no primeiro semestre de 2023 cujo conteúdo foi baseado na afetividade como uma estratégia importante para a adaptação e o desenvolvimento das crianças. Tendo como objetivo analisar como a afetividade pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento da autonomia das crianças na turma do Infantil I no município de Fortaleza-CE. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e quanti qualitativa e constatou que as famílias concordavam que a afetividade fez uma grande diferença para a adaptação das crianças e as deixou mais carinhosas e menos agressivas, além de proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor. Portanto, se faz necessário que professores e escola trabalhem mais a afetividade no ambiente escolar, a fim de que as crianças possam aprender sobre valores, respeito pelo outro e solidariedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala da aula. Ed. Papirus, Campinas, SP, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 jul. 2023.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo:Elefante, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARTINS, Ana Claudia Amaro; SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca. Afetividade nas relações educativas: uma abordagem da Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 20, nº 44, 17 de novembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/afetividade-nas-relacoes-educativas-uma-abordagem-da-educacao-infantil. Acesso em: 30 jun. de 2023.
OSTETTO, Luciana (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. São Paulo: Papirus Editora, 2008.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
SOUZA, Cristiane Belarmino de. A afetividade na visão de docentes da Educação Infantil. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20863/2/MD_EDUMTE_2014_2_21.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanessa Pinto de Lima, Elaine Maria Holanda Vale Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.