A afetividade contribuindo para adaptação e desenvolvimento das crianças do Infantil I do Centro de Educação Infantil Padre José Maria Cavalcante Costa
Palavras-chave:
Afetividade, Acolhedor, Adaptação, Desenvolvimento infantilResumo
O presente relato de experiência reúne observações e ações que ocorreram na turma do infantil I do Centro de Educação Infantil Padre José Maria Cavalcante Costa no primeiro semestre de 2023 cujo conteúdo foi baseado na afetividade como uma estratégia importante para a adaptação e o desenvolvimento das crianças. Tendo como objetivo analisar como a afetividade pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento da autonomia das crianças na turma do Infantil I no município de Fortaleza-CE. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e quanti qualitativa e constatou que as famílias concordavam que a afetividade fez uma grande diferença para a adaptação das crianças e as deixou mais carinhosas e menos agressivas, além de proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor. Portanto, se faz necessário que professores e escola trabalhem mais a afetividade no ambiente escolar, a fim de que as crianças possam aprender sobre valores, respeito pelo outro e solidariedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala da aula. Ed. Papirus, Campinas, SP, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 jul. 2023.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo:Elefante, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARTINS, Ana Claudia Amaro; SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca. Afetividade nas relações educativas: uma abordagem da Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 20, nº 44, 17 de novembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/afetividade-nas-relacoes-educativas-uma-abordagem-da-educacao-infantil. Acesso em: 30 jun. de 2023.
OSTETTO, Luciana (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. São Paulo: Papirus Editora, 2008.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
SOUZA, Cristiane Belarmino de. A afetividade na visão de docentes da Educação Infantil. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20863/2/MD_EDUMTE_2014_2_21.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanessa Pinto de Lima, Elaine Maria Holanda Vale Vale
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.