Educação Digital: enfrentamento dos desafios por professores no município de Fortaleza-Ce

Autores

Palavras-chave:

Desafios, Educação Digital, Estratégias Pedagógicas

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento dos desafios enfrentados pelos professores ao estabelecer atividades pedagógicas para a educação digital dos alunos do 1°ano do ensino fundamental dos anos iniciais de escolas públicas do município de Fortaleza-CE. O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado a partir das ideias de alguns autores que versam sobre conceitos de educação digital e estratégias pedagógicas. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, com a aplicação de um questionário respondido por quatro professoras. Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados que as professoras desenvolveram estratégias de regras e de  para o sistema de ensino remoto. Além disso, fizeram uso de recursos digitais, como WhatsApp, Youtube e Google Meet, e buscaram a participação dos pais nas atividades dos alunos. Desse modo, é possível concluirmos que foi alcançado o objetivo proposto do trabalho.

Downloads

Biografia do Autor

Antonia Leila Gonçalves de Carvalho Evaristo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Ciências Contábeis, pela Estácio do Ceará; especialização em Alfabetização e Letramento, pelo Centro Universitário Cidade Verde; Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará; bolsista do Projeto Residência Pedagógica.

Cibele Pereira Lima Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALMEIDA, M, E, B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, v.29, n2,p, 327-340. Disponível em: Https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010. Acesso em: 21 nov. 2021.

BONFIM, Lilian Meire Leite Vieira; et al. Educação Digital: uma análise bibliográfica a partir do uso das tecnologias digitais inseridas nas práticas pedagógicas. 2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo3.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

FIDALGO, Adriano Augusto. Educação Digital: aspectos conceituais. Site Administradores.com.br, 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/educacao-digital-aspectos-conceituais. Acesso em: 23 nov. 2021.

GADOTI, Moacir. Perspectiva Atual da Educação. Porto Alegre, Ed. Artes Méd-cas, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/hbD5jkw8vp7MxKvfvLHsW9D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 nov. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARQUES, Ramiro. (1999). Modelos Pedagógicos Atuais. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

MOREIRA, J. A; SCHELEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 22 nov. 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2º ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SCHERER, S., org. Tecnologias Digitais no Currículo dos Anos Iniciais: relatos de práticas em uma escola. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019.112 p.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

SIBIM, Maria Inês. Introdução ao uso das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem da Matemática. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: produções didático-pedagógicas. 2014. Maringá: SEED/PR., 2014, V. 2, (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_maria_ines_sibim.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.

SOUSA, Luzia de Fátima. Práticas Pedagógica e Metodologia de Paulo Freire. 2015. Monografia – Curso de Pedagogia - Faculdade Calafiori, São Sebastião do Paraíso - MG, 2015. Disponível em: http://calafiori.edu.br/wpcontent/uploads/2019/09/PR%C3%81TICAS-PEDAG%C3%m93GICAS-E-METODOLOGIA-DE-PAULO-FREIRE.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.

SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011, 276 p. ISBN 978-85-7879-124-7. Available from SciELO Books. Disponível em: http://books.cielo.org. Acesso em: 28 nov. 2021.

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Evaristo, A. L. G. de C., & Silva, C. P. L. (2023). Educação Digital: enfrentamento dos desafios por professores no município de Fortaleza-Ce. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11595

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)