Educação Digital: enfrentamento dos desafios por professores no município de Fortaleza-Ce
Palavras-chave:
Desafios, Educação Digital, Estratégias PedagógicasResumo
O trabalho tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento dos desafios enfrentados pelos professores ao estabelecer atividades pedagógicas para a educação digital dos alunos do 1°ano do ensino fundamental dos anos iniciais de escolas públicas do município de Fortaleza-CE. O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado a partir das ideias de alguns autores que versam sobre conceitos de educação digital e estratégias pedagógicas. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, com a aplicação de um questionário respondido por quatro professoras. Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados que as professoras desenvolveram estratégias de regras e de para o sistema de ensino remoto. Além disso, fizeram uso de recursos digitais, como WhatsApp, Youtube e Google Meet, e buscaram a participação dos pais nas atividades dos alunos. Desse modo, é possível concluirmos que foi alcançado o objetivo proposto do trabalho.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M, E, B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, v.29, n2,p, 327-340. Disponível em: Https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010. Acesso em: 21 nov. 2021.
BONFIM, Lilian Meire Leite Vieira; et al. Educação Digital: uma análise bibliográfica a partir do uso das tecnologias digitais inseridas nas práticas pedagógicas. 2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo3.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
FIDALGO, Adriano Augusto. Educação Digital: aspectos conceituais. Site Administradores.com.br, 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/educacao-digital-aspectos-conceituais. Acesso em: 23 nov. 2021.
GADOTI, Moacir. Perspectiva Atual da Educação. Porto Alegre, Ed. Artes Méd-cas, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/hbD5jkw8vp7MxKvfvLHsW9D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 nov. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARQUES, Ramiro. (1999). Modelos Pedagógicos Atuais. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
MOREIRA, J. A; SCHELEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 22 nov. 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2º ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SCHERER, S., org. Tecnologias Digitais no Currículo dos Anos Iniciais: relatos de práticas em uma escola. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019.112 p.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
SIBIM, Maria Inês. Introdução ao uso das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem da Matemática. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: produções didático-pedagógicas. 2014. Maringá: SEED/PR., 2014, V. 2, (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_maria_ines_sibim.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
SOUSA, Luzia de Fátima. Práticas Pedagógica e Metodologia de Paulo Freire. 2015. Monografia – Curso de Pedagogia - Faculdade Calafiori, São Sebastião do Paraíso - MG, 2015. Disponível em: http://calafiori.edu.br/wpcontent/uploads/2019/09/PR%C3%81TICAS-PEDAG%C3%m93GICAS-E-METODOLOGIA-DE-PAULO-FREIRE.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011, 276 p. ISBN 978-85-7879-124-7. Available from SciELO Books. Disponível em: http://books.cielo.org. Acesso em: 28 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonia Leila Gonçalves de Carvalho Evaristo, Cibele Pereira Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.