Instagram® na transmissão de informações sobre Autismo: relato de experiência do projeto UniTEA
Palavras-chave:
Autismo, Instagram, Redes sociais, Relato de experiênciaResumo
A interface funcional e interativa do Instagram® ajuda na produção e socialização de conteúdo. No Brasil, em média 2 milhões de pessoas possuem TEA, que é um transtorno do neurodesenvolvimento, que inclui atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social e linguagem. Este trabalho é um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, de uma ação do projeto de extensão UniTEA, que realiza publicações no Instagram® de conteúdos sobre TEA de maneira interdisciplinar A partir do número de interações nas publicações do UniTEA, foi possível observar um maior interesse por dicas e estratégias mais práticas para facilitar a rotina de indivíduos com autismo, como no reels que falou de leis e em publicações que trouxeram orientações nutricionais e dicas de séries e filmes. Conclui-se que o projeto tornou possível a disseminação de informações seguras e interação entre a população em geral que utilizam as redes sociais.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: (DSM-5). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
CASTRO, Rodrigo Inácio. Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas.2014.Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal de Pelotas,pelotas,2014. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00007e/00007e8b.pdf.
. Acesso em: 10 ago. 2023.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years. Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. v. 72, n. 2, p. 1. 2023. Disponível em: Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020 | MMWR (cdc.gov). Acesso em: 09 ago. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2011. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/01_abr_autismo.html#:~:text=Estima%2Dse%20que%20esse%20n%C3%BAmero,milh%C3%B5es%20de%20autistas%20no%20pa%C3%ADs. Acesso em: 09 ago. 2023.
COSTA, Milena. et al. Curtir, Comentar, Compartilhar: o Impacto da Tipologia da Postagem sobre a Interação do Cliente com a Marca na Rede Social Virtual. In: Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD, 2014, Gramado. Anais… Rio Grande do Sul: ANPAD, 2014, p.1-16.
GREENSPAN, Serena; WIEDER, Stanley I. Engaging Autism: using the floortime approach to help children relate, communicate, and think. Cambridge: Da Capo Press 2006.
HASHIZUME, C. M.; PEREIRA, C. de M. . Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49130, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49130. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9130. Acesso em: 18 set. 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. Revista centro de Educação, v. 32, n.2, pp.320.2007.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: EDUFBA; 2017.
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Blucher, 2015. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/midias-digitais-288/list#undefined. Acesso em: 13 ago. 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 18 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Madna Costa Freitas, Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira, Caciana Ribeiro Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.