Instagram® na transmissão de informações sobre Autismo: relato de experiência do projeto UniTEA

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Instagram, Redes sociais, Relato de experiência

Resumo

A interface funcional e interativa do Instagram® ajuda na produção e socialização de conteúdo. No Brasil, em média 2 milhões de pessoas possuem TEA, que é um transtorno do neurodesenvolvimento, que inclui atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social e linguagem. Este trabalho é um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, de uma ação do projeto de extensão UniTEA, que realiza publicações no Instagram® de conteúdos sobre TEA de maneira interdisciplinar A partir do número de interações nas publicações do UniTEA, foi possível observar um maior interesse por dicas e estratégias mais práticas para facilitar a rotina de indivíduos com autismo, como no reels que falou de leis e em publicações que trouxeram orientações nutricionais e dicas de séries e filmes. Conclui-se que o projeto tornou possível a disseminação de informações seguras e interação entre a população em geral que utilizam as redes sociais.

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Biografia do Autor

Madna Costa Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nutricionista pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Nutrição Funcional e Fitoterapia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestranda em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Faculdade Estácio – FIC. Mestre e Doutorando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

 

Caciana Ribeiro Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestranda em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2023-09-24

Como Citar

Freitas, M. C., Oliveira, S. D. R. C., & Oliveira, C. R. (2023). Instagram® na transmissão de informações sobre Autismo: relato de experiência do projeto UniTEA. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11495

Edição

Seção

Relato de experiência

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