Instagram® na transmissão de informações sobre Autismo: relato de experiência do projeto UniTEA
Palavras-chave:
Autismo, Instagram, Redes sociais, Relato de experiênciaResumo
A interface funcional e interativa do Instagram® ajuda na produção e socialização de conteúdo. No Brasil, em média 2 milhões de pessoas possuem TEA, que é um transtorno do neurodesenvolvimento, que inclui atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social e linguagem. Este trabalho é um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, de uma ação do projeto de extensão UniTEA, que realiza publicações no Instagram® de conteúdos sobre TEA de maneira interdisciplinar A partir do número de interações nas publicações do UniTEA, foi possível observar um maior interesse por dicas e estratégias mais práticas para facilitar a rotina de indivíduos com autismo, como no reels que falou de leis e em publicações que trouxeram orientações nutricionais e dicas de séries e filmes. Conclui-se que o projeto tornou possível a disseminação de informações seguras e interação entre a população em geral que utilizam as redes sociais.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: (DSM-5). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
CASTRO, Rodrigo Inácio. Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas.2014.Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal de Pelotas,pelotas,2014. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00007e/00007e8b.pdf.
. Acesso em: 10 ago. 2023.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years. Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. v. 72, n. 2, p. 1. 2023. Disponível em: Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020 | MMWR (cdc.gov). Acesso em: 09 ago. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2011. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/01_abr_autismo.html#:~:text=Estima%2Dse%20que%20esse%20n%C3%BAmero,milh%C3%B5es%20de%20autistas%20no%20pa%C3%ADs. Acesso em: 09 ago. 2023.
COSTA, Milena. et al. Curtir, Comentar, Compartilhar: o Impacto da Tipologia da Postagem sobre a Interação do Cliente com a Marca na Rede Social Virtual. In: Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD, 2014, Gramado. Anais… Rio Grande do Sul: ANPAD, 2014, p.1-16.
GREENSPAN, Serena; WIEDER, Stanley I. Engaging Autism: using the floortime approach to help children relate, communicate, and think. Cambridge: Da Capo Press 2006.
HASHIZUME, C. M.; PEREIRA, C. de M. . Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49130, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49130. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9130. Acesso em: 18 set. 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. Revista centro de Educação, v. 32, n.2, pp.320.2007.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: EDUFBA; 2017.
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Blucher, 2015. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/midias-digitais-288/list#undefined. Acesso em: 13 ago. 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 18 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Madna Costa Freitas, Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira, Caciana Ribeiro Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.