Concepção de um grupo de professores de Ciências e Biologia sobre o tema indisciplina escolar

Autores

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, Ensino de ciências, Análise textual discursiva

Resumo

Este trabalho utiliza a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para explorar as concepções dos docentes sobre a indisciplina escolar. Os resultados obtidos a partir das respostas dos docentes indicam que a indisciplina é um fenômeno complexo e multifacetado, que envolve diversos fatores, tais como a falta de motivação dos alunos, problemas familiares, desigualdade social, entre outros. A metodologia ATD se mostrou útil para a análise dessas múltiplas dimensões do fenômeno, permitindo uma compreensão mais profunda e consciente da problemática. Conclui-se que é importante que os docentes e gestores escolares utilizem abordagens amplas e contextualizadas para enfrentar a indisciplina, levando em consideração não apenas as questões comportamentais, mas também as dinâmicas sociais, culturais e emocionais envolvidas. Dessa forma, é possível desenvolver soluções mais efetivas para lidar com a indisciplina e garantir um ambiente escolar mais saudável e produtivo para todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Antonio Augusto Ignacio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena, Paraná.

Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUC/RS. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul – UCS

 

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Ignacio, A. A., & Ozelame, D. M. (2023). Concepção de um grupo de professores de Ciências e Biologia sobre o tema indisciplina escolar. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10220