v. 4 (2022): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 4 (2022): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

Rev. Pemo - Revista interdisciplinar do PEMO

ISSN: 2675-519X 

Publicado: 2022-01-04

Artigos

  • O que as pesquisas científicas discutem sobre a interface entre local de habitação e crimes contra os profissionais da Segurança Pública

    Aldinei Borges de Almeida, Rafael Flexa Pimentel, Valena Cristina Corrêa Nascimento (Autor)
    e46722
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6722
  • Experiências, saberes e fazeres produzidos pelas mulheres do campo em São Rafael/RN, Brasil

    José Erimar dos Santos, Valmaria Lemos da Costa Santos, Samira Fontes Carneiro, Patrícia Maraísa de Souza (Autor)
    e48675
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48675
  • O lugar da educação inclusiva na formação continuada: ações no contexto brasileiro

    Vívian Almada Dutra Salmito, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Giovana Maria Belém Falcão (Autor)
    e49282
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49282
  • Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978 - 2003)

    Luís Fernando Mesquita de Lima, Rayssa Marques Marinho, Marta Figueredo dos Anjos (Autor)
    e47118
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4118
  • Políticas de valorização docente na rede pública de educação municipal de Angicos/RN

    Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves, Rosa Maria Melo Passarinho (Autor)
    e48740
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48740
  • Ser ou se fazer tutor(a): a gestão dentro do Programa de Educação Tutorial (PET/UERN/UFERSA)

    Antonio Anderson Brito do Nascimento, José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Flávia Spinelli Braga (Autor)
    e47300
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7300
  • Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência

    Raynara Maciel da Costa, Maria Aparecida Alves da Costa, Scarlett O’hara Costa Carvalho (Autor)
    e49128
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49128
  • A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)

    João Kaio Cavalcante de Morais, Lúcia de Fátima Monteiro, Ana Lúcia Sarmento Henrique (Autor)
    e47313
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7313
  • Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal

    Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas, Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa , Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Autor)
    e49145
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145
  • Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: análise discursiva de propagandas de escolas de idiomas

    Dayane Valéria de Sousa Rodrigues , Francisco Vieira da Silva (Autor)
    e48299
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48299
  • Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante

    Sandra Alves de Oliveira, Jane Maria Braga Silva, Neila Maria de Almeida Tomé (Autor)
    e49162
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49162
  • Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados

    Bruno Layson Ferreira Leão, Allan Solano Souza (Autor)
    e48574
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e8574
  • Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil

    Camila Alves dos Santos, Andrea Abreu Astigarraga (Autor)
    e49168
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168
  • O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará

    Jones Baroni Ferreira de Menezes, Edivânia Oliveira Zacarias, Maria Erica Rodrigues Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura (Autor)
    e44592
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592
  • Contribuições de Reggio Emilia para a Educação Infantil: a escuta como prática para a efetivação dos direitos das crianças

    Drielly Martins Tonela, Maria Aparecida Guedes Monção (Autor)
    e48670
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48670
  • Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa

    João Sandro de Sousa Paixão, José Erison Matias Oliveira, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor)
    e49212
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49212
  • A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota

    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva (Autor)
    e47088
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7088
  • O direito à educação do preso no Brasil e seus aspectos legais

    Cássia Gercina de Sousa Jácome, Emanuela Rutila Monteiro Chaves (Autor)
    e48714
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48714
  • A roda de conversa na Educação Infantil: um mapeamento bibliográfico

    Katia Lanuce Morais Noronha, Maria Margarita Villegas, Marcelo Bezerra de Morais (Autor)
    e47232
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7232
  • Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio

    Ana Paula Moraes Santos Souza, Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Dasdores de Souza Santos (Autor)
    e49126
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49126
  • Estado, políticas públicas e a ideologia como base para a avaliação da Política de Educação Profissional

    Etiene Figueiredo Ferreira, Márcio Adriano de Azevedo (Autor)
    e47306
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7306
  • Bissexualidade na pesquisa: estudo de revisão sistemática da literatura

    Bianca Longhitano, Ana Claudia Bortolozzi (Autor)
    e49131
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49131
  • Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador

    Symon Tiago Brandão de Souza, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Luciana Venâncio (Autor)
    e48178
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178
  • Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter

    Francisco Vieira da Silva, Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Thâmara Soares de Moura (Autor)
    e49148
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49148
  • Relato de experiência de estágio no PIBID: reflexão crítica a partir dos sentimentos e observações

    Edú Fiorin Schopf (Autor)
    e48438
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48438
  • As fronteiras caíram e você lá trabalhando : maternidade e pandemia

    Joselha Marculino de Lima, Daiane Pereira Soares, Juliana Silva Santana (Autor)
    e49166
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49166
  • O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente

    Maria Luiza Barbosa Araújo, Cristina Cardoso de Araújo, Francione Charapa Alves, Maria Márcia Melo de Castro Martins (Autor)
    e48656
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48656
  • Vida e morte no feminino: discursos na ordem do patriarcado

    Eliézer Reis Vicente, Ellen Risia de Siqueira Freitas (Autor)
    e49172
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49172
  • Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas

    Renata Costa Brito Moraes, Gustavo Cunha de Araújo (Autor)
    e46763
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6763
  • O papel social da escola na construção da cultura de paz

    Magdala Costa Borba, Thayná da Silva Sales, Givanildo da Silva (Autor)
    e48677
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48677
  • O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem

    Marcos Antonio de Oliveira, Verônica Maria de Araújo Pontes (Autor)
    e47212
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7212
  • Censo Escolar (2011 - 2020): Relações de trabalho e o “desenegrecimento” dos docentes baianos

    Gabriel Hidalgo de Lucena, Victor Morgado Farias dos Santos, Selma Venco (Autor)
    e48743
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48743
  • Políticas de currículo e signifiXação de qualidade: discursos e contextos de mobilização da BNCC

    Erika Roberta Silva de Lima, Francisca Natália da Silva, Kaiser Jackson Pereira de Sousa (Autor)
    e47303
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7303
  • Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha

    Peterson Mendes Paulino, Dilma Antunes Silva (Autor)
    e49129
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49129
  • Entre Imagens e Letras: a memória da redemocratização do Brasil, a partir das fotografias dos livros didáticos de história

    Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Dulcilene Leite de Amorim Moraes, Paulo Augusto Tamanini, Ana Meyre de Morais (Autor)
    e47336
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7336
  • Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores

    Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Hellida Beatriz de Lima Marinho, Stephanie Kristina Barbosa da Silva (Autor)
    e49146
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49146
  • A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996

    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Carlos Ian Bezerra de Melo, Antonio Germano Magalhães Junior , Ana Paula Lima Barbosa (Autor)
    e48396
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396
  • Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento

    Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Elcimar Simão Martins (Autor)
    e49163
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49163
  • Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência

    Roger Rômulo Monteiro de Medeiros (Autor)
    e48599
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48599
  • Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939)

    Shirley Targino Silva, Isabela Nathália Nunes (Autor)
    e49169
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49169
  • Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares

    Elane da Silva Santos, Jeania Lima Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor)
    e44825
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825
  • Contribuição da extensão UERN vai à escola na formação leitora do graduando(a) do curso de pedagogia: experiência com o eixo formação do leitor

    Maria Itayane Alves dos Santos, Monalu Albuquerque Dias, Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire (Autor)
    e48673
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48673
  • Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência

    Isabel Maria Sabino de Farias, Lyanna Lourdes Lima Leal, Samily Oliveira Maia (Autor)
    e49281
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49281
  • A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull

    Cláudia Sena Lioti, Márcia Marlene Stentzler (Autor)
    e47104
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47104
  • Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil

    Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Giulia Maria Bumba, Isabela Mallis Martinho de Araujo, Patrícia Machado Jardim (Autor)
    e48730
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48730
  • O Colégio de Dão José: a educação feminina católica no nordeste oitocentista

    Genilson de Azevedo Farias, Olivia Morais de Medeiros Neta (Autor)
    e47235
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47235
  • Parentalidade versus produtividade acadêmica: estudo sobre mães docentes de universidades

    Kássia Mota de Sousa, Larissa Lira da Silva, Kethley Horranna Bezerra Rolim (Autor)
    e49127
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49127
  • Formação de professores de química na modalidade Educação à Distância: um estado da arte

    Antônio de Andrade Queiroz, Leonardo Alcântara Alves (Autor)
    e47308
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7308
  • O ensino de música: estudos de um projeto de extensão

    Aline Dallazem (Autor)
    e49143
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49143
  • Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia

    Cristina Lemos Souza , Cristine Brandenburg, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo (Autor)
    e48254
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254
  • A igualdade de Oportunidades dentro da Escola Regular: a inclusão dos alunos com deficiências

    Ana Abadia dos Santos Mendonça (Autor)
    e49156
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49156
  • Gênero, interseccionalidade e ensino de história

    Elenice de Paula, Jorge Luiz Zaluski (Autor)
    e49167
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49167
  • “A mulher vai mandar”: a presença feminina na imprensa paraibana entre 1960-1964

    Piêtra Germana Carvalho de Andrade Porpino, Charliton José dos Santos Machado (Autor)
    e43918
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.3918
  • Um olhar crítico sobre a BNC-Formação: entre caminhos e descaminhos

    Jociene Araújo Lima , Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Brena Kécia Andrade de Oliveira, Meyre Ester Barbosa de Oliveira (Autor)
    e48669
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48669
  • Mulheres migrantes do sul global no contexto pandêmico em Portugal

    Renata Maria Franco Ribeiro (Autor)
    e49192
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49192
  • Cenas em cena: uma sequência didática para narrativas literárias contadas através do gênero textual dramático

    Maisa Carla Melo Mendes, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira (Autor)
    e46793
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6793
  • Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores

    Taynná Danyelly Lemos de Oliveira , Emanuela Carla de Medeiros Queiros (Autor)
    e48689
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48689
  • Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento

    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e47231
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7231
  • Gestão escolar democrática e vulnerabilidade social

    Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros, Arilene Maria Soares de Medeiros (Autor)
    e48747
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48747
  • Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados

    Edgar Nogueira Lima, Iasmin Costa Marinho (Autor)
    e47304
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7304
  • Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar

    Cristina Miyuki Hashizume, Claudia de Matos Pereira (Autor)
    e49130
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49130
  • Ser pessoa e a disciplina “construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa”

    Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Rosalvo Nobre Carneiro (Autor)
    e49147
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49147
  • Línguas estrangeiras modernas e o Reino Unido: o caso do País de Gales

    Carlos Sanz Mingo (Autor)
    e48404
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48404
  • Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior

    Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro (Autor)
    e49165
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165
  • Pesquisadores na graduação: Iniciação Científica no contexto das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior

    Yasmin da Silva Barros , Ruy de Deus e Mello Neto (Autor)
    e48636
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48636
  • Indisciplina Escolar Pós-Pandemia Covid-19 na Educação do Ceará

    Gabriela Pereira Souza, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e49171
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49171

Produtos pedagógicos