Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49212

Palavras-chave:

Grupo de Estudos, Experiências Colaborativas, Prática Educativa

Resumo

Este estudo, realizado em 2022, pautou-se em torno da perspectiva de trabalho colaborativo, e como ela repercute na prática docente. Para isso, delineou-se como objetivo geral compreender que possibilidades as experiências colaborativas vivenciadas no Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) promovem à prática educativa, tendo em vista, um caráter formador. Para fundamentação do estudo, foram trazidos aspectos da teoria dos seguintes autores: Fiorentini (2013), Gama; Fiorentini (2009), Perelli; Garcia (2013), Farias et al (2009), Oliveira; Passos (2017). Foi utilizado o questionário como instrumento de produção coleta de dados, aplicado com professores em exercício da docência, e são integrantes do grupo de estudos supracitado, concomitantemente. Os elementos evidenciados constituem a pesquisa uma abordagem qualitativa. A perspectiva colaborativa evidenciada no grupo de estudos GEPESAD, contribui para o aprimoramento de conhecimentos e mobiliza outras aprendizagens aos professores em exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Sandro de Sousa Paixão, Faculdade de Educação de Itapipoca

Graduando em Pedagogia pela UECE e Secretário de Cultura e Turismo do município de Tururu-CE

José Erison Matias Oliveira, Faculdade de Educação de Itapipoca

Graduação em Pedagogia pela UECE e tutor de Língua Portuguesa no âmbito da rede Estadual de Ensino.

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Faculdade de Educação de Itapipoca

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Setor de Metodologia e Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Referências

ALAMI, S; DESJEUX, D; MOUSSAOUI, I G. A Pesquisa de campo. In. Os métodos qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-119.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Fundamentos da Prática Docente: elementos quase invisíveis. In: Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009, p. 31-53.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar Práticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. – 5. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 53-85.

GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, Dario. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.11, n.2, p.441-461, 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2827> Acesso em: 14 set. 2022.

OLIVEIRA, Sandra Alves de.; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. O Trabalho Colaborativo e o Desenvolvimento Profissional de um Grupo de Professores dos Anos Iniciais: olhar para resolução de problemas. Cad. Pesq., São Luís, v. 24, n. Especial, p. 192-2017. set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077/5192> Acesso em: 08 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; GARCIA, Luciana Virgili Pedroso. Grupo Colaborativo e Formação Docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 35, n. 2, p. 243-254, Jul./dez., 2013. Disponível em: < https://sumarios.org/artigo/grupo-colaborativo-e-forma%C3%A7%C3%A3o-docente-di%C3%A1logos-transformadores-com-uma-professora> Acesso em: 08 set. 2022.

Publicado

2022-11-22

Como Citar

PAIXÃO, J. S. de S. .; OLIVEIRA, J. E. M. .; CASTRO, F. M. F. M. . Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49212, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9212. Acesso em: 8 dez. 2024.