A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396

Palavras-chave:

Formação de professores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), História da Educação

Resumo

A formação de professores vem ampliando as discussões no cenário educativo, principalmente a partir das reformas educacionais do final do século XX, e atraindo olhares de especialista e legisladores, que veem na preparação docente caminhos para determinados fins educativos. Este artigo tem por objetivo, assim, compreender a historicidade da formação de professores no Brasil, com destaque às implicações das Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) de 1961 e 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos objetos de estudo são esses instrumentos legais, no contexto da história da formação docente e da educação brasileira. Como apontamentos, após a análise proposta, evidenciou-se que a historicidade da formação docente no Brasil atravessa interesses particulares de grupos, refletidos nas legislações que amparam o sistema educacional brasileiro, e é, ainda, marcado pelas questões sociais pertinente às épocas, que reverberam na constituição da profissão docente, em sua identidade, formação e status social.

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Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Faculdade Ari de Sá

Mestra em Educação (PPGE/UECE), Especialista em Educação Infantil (UCDB), Licenciada em Pedagogia (UECE). Pesquisa sobre docência, formação, saberes e práticas dos professores do Ensino Superior. Atua na Educação Básica e no Ensino Superior. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Ari de Sá (CPA/FAS).

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação (PPGE/UECE), Especialista em Educação Matemática (UNOPAR) e Licenciado em Matemática (FECLESC/UECE). Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Ceará (SBEM-CE).

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia (UECE), Graduado em Pedagogia e História (UFC), Especialista em Pesquisa Educacional (UFC) e em Educação a Distância (UnB), Mestre e Doutor em Educação (UFC), com pós-doutorado em Educação (UFRN).

Ana Paula Lima Barbosa, Faculdade Ari de Sá

Bacharel em Direito (UNIFOR) e Licenciada em Pedagogia (UECE), Mestra em Educação (UECE) e Doutora em Educação (UFC). Tem experiência no Ensino Superior presencial e a distância. Coordenadora da Coordenação de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão CIME da FAS.

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

MONTEIRO, R. R. M.; MELO, C. I. B. de; MAGALHÃES JUNIOR , A. G. .; BARBOSA, A. P. L. . A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48396, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48396. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8396. Acesso em: 24 abr. 2024.