A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396Palavras-chave:
Formação de professores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), História da EducaçãoResumo
A formação de professores vem ampliando as discussões no cenário educativo, principalmente a partir das reformas educacionais do final do século XX, e atraindo olhares de especialista e legisladores, que veem na preparação docente caminhos para determinados fins educativos. Este artigo tem por objetivo, assim, compreender a historicidade da formação de professores no Brasil, com destaque às implicações das Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) de 1961 e 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos objetos de estudo são esses instrumentos legais, no contexto da história da formação docente e da educação brasileira. Como apontamentos, após a análise proposta, evidenciou-se que a historicidade da formação docente no Brasil atravessa interesses particulares de grupos, refletidos nas legislações que amparam o sistema educacional brasileiro, e é, ainda, marcado pelas questões sociais pertinente às épocas, que reverberam na constituição da profissão docente, em sua identidade, formação e status social.
Downloads
Referências
BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 20 abr. 2022.
CARVALHO, D. P. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de professores para a educação básica. Ciência & Educação, v. 5, n. 2, p. 81-90. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73131998000200008
FREITAS, M. C.; BICCAS, M. S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez. 2008.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).
MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
PECEGUEIRO, C. M. P. A. A formação do professor na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional do Brasil nº 9394/96. Anais VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Imperatriz, MA, Brasil, 8., 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID2092_20092016123441.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. G. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rachel Rachelley Matos Monteiro, Carlos Ian Bezerra de Melo, Antonio Germano Magalhães Junior , Ana Paula Lima Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.