Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49148

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Discurso, Neoliberalismo

Resumo

O artigo analisa posicionamentos discursivos sobre o projeto de vida no âmbito da Reforma do Novo Ensino Médio em postagens publicadas no Twitter. O aparato teórico que conduz o estudo repousa principalmente em Foucault (1995; 2009; 2010) acerca do discurso, do poder e da resistência. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises sinalizam que os discursos das postagens examinadas fazem circular estratégias de resistência que se contrapõem ao efeito de consenso do discurso oficial sobre as reformas curriculares efetuadas no esteio do ensino médio, principalmente no que toca aos interesses neoliberais subjacentes à efetivação de tais reformas.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba

Mestre em Ensino pelo PPGE – UERN – Pau dos Ferros: Doutoranda em Letras pelo PPGL – UERN – Pau dos Ferros.

Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). É integrante do grupo de pesquisa Discurso com Foucault - DIS.COM.FOU (UERN/UFERSA), desenvolvendo pesquisas em torno dos estudos discursivos foucaultianos

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

SILVA, F. V. da .; BRUNET, P. D. de M. .; MOURA, T. S. de . Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49148, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49148. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9148. Acesso em: 29 mar. 2024.