Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49148

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Discurso, Neoliberalismo

Resumo

O artigo analisa posicionamentos discursivos sobre o projeto de vida no âmbito da Reforma do Novo Ensino Médio em postagens publicadas no Twitter. O aparato teórico que conduz o estudo repousa principalmente em Foucault (1995; 2009; 2010) acerca do discurso, do poder e da resistência. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises sinalizam que os discursos das postagens examinadas fazem circular estratégias de resistência que se contrapõem ao efeito de consenso do discurso oficial sobre as reformas curriculares efetuadas no esteio do ensino médio, principalmente no que toca aos interesses neoliberais subjacentes à efetivação de tais reformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba

Mestre em Ensino pelo PPGE – UERN – Pau dos Ferros: Doutoranda em Letras pelo PPGL – UERN – Pau dos Ferros.

Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). É integrante do grupo de pesquisa Discurso com Foucault - DIS.COM.FOU (UERN/UFERSA), desenvolvendo pesquisas em torno dos estudos discursivos foucaultianos

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 fev. 2020.

CASTIEL, Luis David. Ensaios fora do tubo: a saúde e seus paradoxos. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz; São Paulo: Hucitec, 2021. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557081556

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa, Teoria & Educação, [s. l.], v. 2, p. 177-229, 1990.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DEYFRUS, H. L.; RABINOW, Paul. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-250.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 19. ed. Ed. M. J. Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado. Políticas Educativas, Montevideo, v. 12, n. 2, p. 36-47, 2019.

RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2017.

STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Trad. Cristina Antunes. Autêntica: Belo Horizonte, 2020.

Publicado

2022-11-20

Como Citar

SILVA, F. V. da .; BRUNET, P. D. de M. .; MOURA, T. S. de . Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49148, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49148. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9148. Acesso em: 7 dez. 2024.