Políticas de valorização docente na rede pública de educação municipal de Angicos/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48740

Palavras-chave:

Valorização docente, Plano Municipal de Educação, Carreira, Remuneração

Resumo

O artigo possui o objetivo de apresentar alguns dos resultados da pesquisa intitulada “Políticas de valorização docente na rede pública de educação municipal de Angicos/RN”. Considerou-se o cumprimento das metas do PNE que tratam dessas políticas, o Plano Municipal de Educação e a estrutura da carreira e da remuneração dos docentes da educação básica pública organizada no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da rede. Utilizou-se revisão da literatura, pesquisa documental e análise de dados da política de valorização docente solicitados ao Sindicato dos Servidores Públicos de Angicos (SINDSPAN). Identificou-se as nuances da implementação do PCCR no Município e elementos de contradição, no que se refere ao papel do sindicato. Sentimos falta das pautas locais da categoria docente do município. O processo de implementação do PNE e do PME também vem sendo marcado por dificuldades e condições materiais que os inviabilizam.

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Biografia do Autor

Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pedagoga (UFRN); Mestre e Doutora em Educação (UFRN). Atua nos temas: valorização docente, Fundeb, piso salarial, gestão escolar e gestão democrática. Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Ufersa.

Rosa Maria Melo Passarinho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Ufersa/Angicos. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Política, Sociedade e Educação (GETEPS). Bolsista Voluntária do Projeto de Pesquisa Políticas de Valorização Docente na Rede Pública de Educação Municipal de Angicos/RN.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

ALVES, F. K. R. de A.; PASSARINHO, R. M. M. Políticas de valorização docente na rede pública de educação municipal de Angicos/RN. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48740, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48740. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8740. Acesso em: 25 abr. 2024.