Ser pessoa e a disciplina “construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49147

Palavras-chave:

Identidade do Eu, Agir comunicativo, Jurgen Habermas, Formação Humana

Resumo

A aprendizagem é uma construção pessoal mediada intersubjetivamente. Relata-se a experiência como cursista da disciplina Construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa num Programa de Pós-Graduação em Ensino. Para tanto, discutiu-se a bibliografia disciplinar (OLIVEIRA, 2003; HABERMAS, 1990; FREITAG, 2005; ILLERIS, 2013; MORETTO, 2013; GROSSI, 2009) e descreveu-se a metodologia empregada por seu professor. Além disso, insere a análise de nossas aprendizagens com base no instrumento de autoavaliação. A construção da competência comunicativa pelo construtivismo resultou em perspectivas provisórias sobre a aprendizagem: 1) o educando e o professor devem assumir papéis de falantes e ouvintes, evitando-se o de observadores; 2) na aprendizagem deve-se incluir a dimensão da personalidade. Diante disso, a aprendizagem insere a compreensão do Eu como um ser em formação no meio da intersubjetividade, das experiências que ele vivência em sua interação com o Outro.

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Biografia do Autor

Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisador Efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia e da Rede de Investigadores Ibero-Americanos em Educação Geografia.

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Coordenador de área do Projeto PIBID Geografia (2018-2020 e 2020-2022). Coordenador do Projeto Nós Propomos! Pau dos Ferros/Alto Oeste Potiguar.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

ARAÚJO, F. R. F. .; CARNEIRO, R. N. Ser pessoa e a disciplina “construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa”. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49147, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49147. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9147. Acesso em: 26 abr. 2024.