A igualdade de Oportunidades dentro da Escola Regular: a inclusão dos alunos com deficiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49156

Palavras-chave:

Alunos com Deficiências, Direito garantido, Escola regular, Processo Ensino-aprendizagem

Resumo

O artigo traz um tema bastante discutido no meio educacional: a inclusão de alunos com deficiências na escola regular. Sendo a educação um direito de todos, a escola não poderia deixar de lado, estudantes da educação especial. O direito é garantido por leis nacionais e internacionais. Assim, o texto traz uma pesquisa bibliográfica que elucida os seguintes objetivos: identificar e conceituar a inclusão escolar, os seus estudantes e discutir as oportunidades que são dadas aos alunos com deficiências ao pertencerem a escola escolar e seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. Nas discussões ficou evidente que todo estudante com deficiência além de ter seu direito de frequentar uma escola regular, também tem o direito de aprender como os alunos representativos da normalidade.

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Biografia do Autor

Ana Abadia dos Santos Mendonça, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia (Universidade de Uberlândia (UFU)). Mestre e Doutora em Educação com ênfase a Educação Especial e Inclusiva. (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) Coordenadora do Centro de Referência da Educação Especial e Inclusiva (CREI) (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEEMG)).

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

MENDONÇA, A. A. dos S. . A igualdade de Oportunidades dentro da Escola Regular: a inclusão dos alunos com deficiências . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49156, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49156. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9156. Acesso em: 18 abr. 2024.