Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6763

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Ensino, Educação, Scielo

Resumo

A história em quadrinhos é uma linguagem que pode proporcionar aos educadores e educandos um recurso didático e pedagógico importante para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula, enriquecendo a aprendizagem. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico, realizada na Scielo Brasil, objetivou-se investigar o que diz a produção acadêmica a respeito das histórias em quadrinhos indexadas nessa base, no período compreendido entre 1997 a 2020. Foram encontrados 9 artigos científicos sobre as histórias em quadrinhos. Desse total, 2 trabalhos discutem aspectos relacionados à realidade; 4 se referem especificamente às metodologias de ensino, e 3 estão relacionados ao mercado editorial. A pesquisa identificou também que as principais contribuições das HQs analisadas dizem respeito aos benefícios dessa linguagem como recurso didático-pedagógico ou metodologia de ensino na educação, independente do nível de ensino (educação básica ou ensino superior) e da área de conhecimento.

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Biografia do Autor

Renata Costa Brito Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins.

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística (Artes Visuais) pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Mestrado Profissional em Artes (IARTE/UFU).

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

MORAES, R. C. B. .; ARAÚJO, G. C. de. Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e46763, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.6763. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6763. Acesso em: 22 dez. 2024.