Experiências, saberes e fazeres produzidos pelas mulheres do campo em São Rafael/RN, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48675

Palavras-chave:

Ser Mulher, Campo, Saberes, Fazeres

Resumo

Objetivamos contribuir com o desvelamento das desigualdades existentes entre homens e mulheres. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico sobre a Geografia de Gênero e Movimentos Sociais, principais categorias de análise dessa pesquisa. Dentre os autores principais destacam-se Monk e García-Ramon (1987), Francisco (2011), Ferrante (1982), Seager e Olson (1986), Karsten e Meertens (1991-1992), Calió (1992) e Gonh (2000). Em seguida, conduzidos pela ênfase na investigação das experiências do cotidiano das Mulheres Produtoras do Desterro realizamos entrevistas, observações diretas, análises e discussões à luz da Teoria das Representações Sociais. Constatamos que a atividade artesanato com o talo e a palha da carnaúba, realizada pelas Mulheres Produtoras do Desterro constitui-se de um conhecimento produzido por essas mulheres, contribuindo para a alteração do arranjo social existente no Lugar, dando a essas mulheres autonomia e empoderamento. Isso evidencia que papéis sociais foram definidos, saberes foram gerados e práticas sociais produzidas, principalmente os sistemas de ações ligados ao agir do ser mulher nessa comunidade interiorana do Nordeste brasileiro mediante a organização coletiva denominada Associação Comunitária das Mulheres Produtoras do Desterro.

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Biografia do Autor

José Erimar dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Geografia e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro do Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro.

Valmaria Lemos da Costa Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Professora Assistente do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Samira Fontes Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA. Professora do Departamento de Educação/Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Patrícia Maraísa de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

SANTOS, J. E. dos; SANTOS, V. L. da C.; CARNEIRO, S. F. .; SOUZA, P. M. de. Experiências, saberes e fazeres produzidos pelas mulheres do campo em São Rafael/RN, Brasil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48675, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48675. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8675. Acesso em: 26 abr. 2024.