Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48599Palavras-chave:
Literatura, Semântica discursiva, Transposição do sentido, IsotopiaResumo
O trabalho com a literatura com crianças e adolescente demanda do professor procedimentos de transposição do sentido para fazer o texto mais apreciável e inteligível a seu público. A fim de discorrer sobre esse tema, convocam-se os ensinamentos da semiótica do discurso, que encontra em Greimas seu principal expoente, sobretudo no que concerne ao tópico da semântica discursiva. Propõe-se, neste artigo, o conceito de isotopia como um balizador desse processo e como auxiliar teórico para pensar a prática didática de professores e mediadores leitura. Desse modo, a atividade desses profissionais deve se atentar para os percursos temáticos e figurativos que empreendem ao explicar os sentidos dos textos-objetos de sua prática.
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ática, 1996.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003.
FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2013.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GREIMAS, Algirdas Julien; COUTÉS, Joseth. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido I: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix: Edusp. 1973.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001.
ROMERO OLIVA, Manuel Francisco; HEREDIA PONCE, Hugo; RIVERA JURADO, Paula. Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 6 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roger Rômulo Monteiro de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.