Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48599

Palavras-chave:

Literatura, Semântica discursiva, Transposição do sentido, Isotopia

Resumo

O trabalho com a literatura com crianças e adolescente demanda do professor procedimentos de transposição do sentido para fazer o texto mais apreciável e inteligível a seu público. A fim de discorrer sobre esse tema, convocam-se os ensinamentos da semiótica do discurso, que encontra em Greimas seu principal expoente, sobretudo no que concerne ao tópico da semântica discursiva. Propõe-se, neste artigo, o conceito de isotopia como um balizador desse processo e como auxiliar teórico para pensar a prática didática de professores e mediadores leitura. Desse modo, a atividade desses profissionais deve se atentar para os percursos temáticos e figurativos que empreendem ao explicar os sentidos dos textos-objetos de sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Rômulo Monteiro de Medeiros, Universidade Federal do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na área de Semiótica Discursiva, cujo foco é a enunciação e seus efeitos de sentido no texto literário, no discurso lúdico e em diversas mídias.

Referências

ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ática, 1996.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2013.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GREIMAS, Algirdas Julien; COUTÉS, Joseth. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido I: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix: Edusp. 1973.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001.

ROMERO OLIVA, Manuel Francisco; HEREDIA PONCE, Hugo; RIVERA JURADO, Paula. Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 6 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533

Publicado

2022-11-17

Como Citar

MEDEIROS, R. R. M. de. Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48599, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48599. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8599. Acesso em: 29 mar. 2024.