O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592

Palavras-chave:

Docência, Metodologia de ensino, Formação

Resumo

O presente trabalho surge durante a disciplina de Ensino de Ciências em um curso de Pedagogia nos Sertões de Crateús. Nessa perspectiva, objetivou-se compreender como o Ensino de Ciências está sendo realizado pelos professores da rede municipal de cinco cidade desta região. A investigação caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário aplicado à pedagogas em atividade docentes. Observamos que diante da atual realidade do ensino e suas condições precárias em relação aos quesitos de investimentos educacionais, é notório o desafio de propor diferentes estratégias e recursos didáticos que despertem o interesse e curiosidade dos alunos. Contudo, é relatado sobre a importância social das Ciências, mas que a formação inicial para atuar nesta área é incipiente, sendo ocorrida uma (auto)formação no percurso da prática docente. Assim, é relevante a ampliação da abordagem do conteúdo de ciências na formação inicial dos pedagogos, a fim de sanar tal lacuna. 

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Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Docente da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Ciências Fisiológicas (UECE). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas.

Edivânia Oliveira Zacarias, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE,  foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID e Bolsista de Iniciação Cientifico-Teológico - FUNCAP.

Maria Erica Rodrigues Lima, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE,  foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência- PIBID e Bolsista de Monitoria Acadêmica - PROGRAD, atualmente bolsista de Iniciação Científica - IC (FUNCAP).

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq). Professor-colaborador no projeto de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Educacionais (EPTEDUC).

 

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; ZACARIAS, E. O.; LIMA, M. E. R.; MOURA, F. N. de S. O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e44592, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.4592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4592. Acesso em: 16 maio. 2022.