O lugar da educação inclusiva na formação continuada: ações no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49282

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação continuada, Trabalho colaborativo

Resumo

Este escrito teve por objetivo investigar ações que vêm sendo desenvolvidas na promoção da educação inclusiva na formação continuada em municípios brasileiros, compreendendo que as discussões acerca desse tema são relevantes e despertam inquietações nos professores. Apoiando-se numa perspectiva qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica, tomando por base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio da análise interpretativa, investigou-se 12 trabalhos, sendo 05 teses e 07 dissertações, publicados no interstício de 2017 e 2021. Os resultados apontam a prevalência de ações conjuntas entre professores e demais profissionais da educação para a construção de proposta inclusiva e a necessidade do fortalecimento da formação continuada, de modo a contemplar estratégias de melhoria das práticas pedagógicas e situações cotidianas do contexto inclusivo.

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Biografia do Autor

Vívian Almada Dutra Salmito, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente (UECE); Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Psicopedagogia (UECE); Graduada em Pedagogia (UVA).

Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia (UECE); Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

SALMITO, V. A. D. .; FREITAS, R. de O. F. .; FALCÃO, G. M. B. . O lugar da educação inclusiva na formação continuada: ações no contexto brasileiro. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49282, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49282. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9282. Acesso em: 22 dez. 2024.