Contribuição da extensão UERN vai à escola na formação leitora do graduando(a) do curso de pedagogia: experiência com o eixo formação do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48673

Palavras-chave:

Literatura, Extensão, Formação do leitor

Resumo

O projeto de extensão UERN vai à escola: formação e resistência coletiva, desenvolve várias atividades que objetivam contribuir com a formação acadêmica dos graduandos do curso de pedagogia, no tocante à literatura, e, portanto, é de máxima importância para a formação do leitor. O presente trabalho parte da atuação das autoras da equipe que vivenciou durante o Ensino Remoto Emergencial uma formação literária de ponta, no qual, foram realizadas leituras coletivas de obras de vários autores, oficinas e ciclos formativos, ampliando o conhecimento através da leitura de literatura. O objetivo deste foi analisar na perspectiva das experiências vividas, a importância da participação e o crescimento dentro da profissão docente dos membros do grupo extensionista que participou do eixo Formação do Leitor. Como resultado alcançamos a ampliação no repertório de leitura dos membros, tendo em vista a produção de trabalhos acadêmicos contínuos fruto das formações oferecidas pelo Eixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Itayane Alves dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). Bolsista voluntária no projeto de extensão Clube de Leitura, vinculado a Sala de Leitura, FE/UERN.

Monalu Albuquerque Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN.

Referências

ANDRADE, S. F. L. A relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão no Curso de Pedagogia do na perspectiva dos discentes. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) 58p. Campus Avançado “Profª Maria Elisa de A. Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros, 2010.

ARAÚJO, F. de P.; CASIMIRO, L. C. da S. R. A importância dos projetos de extensão universitária na formação de cidadãos leitores. Disponível em: https://cartografias.catedra.puc-rio.br/artigos_educacao.PDF. Acesso em: 23 de mar. 2022.

BRITTO, L. P. L. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2003.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. P.408.

OLIVEIRA, M. A. F.; BEZERRA, K. G. C. S. Contribuições do programa bale na formação leitora. VI Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127pdf. Acesso em: 20 de mar. 2022.

SALDANHA, D. M. L. L. A formação leitora e de mediadores de leitura: uma experiência no programa bale. Dissertação - Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente - Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central. 200 p. Mossoró, 2013.

SALDANHA, D. M. L. L. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

TOKARNIA, M. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Agência Brasil. Rio de janeiro, 11 de set. de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos. Acesso em: 12 de ago. de 2022.

Publicado

2022-11-03

Como Citar

SANTOS, M. I. A. dos; DIAS, . M. A.; FREIRE, S. H. de S. L. M. Contribuição da extensão UERN vai à escola na formação leitora do graduando(a) do curso de pedagogia: experiência com o eixo formação do leitor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48673, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48673. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8673. Acesso em: 29 mar. 2024.