Contribuição da extensão UERN vai à escola na formação leitora do graduando(a) do curso de pedagogia: experiência com o eixo formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48673Palavras-chave:
Literatura, Extensão, Formação do leitorResumo
O projeto de extensão UERN vai à escola: formação e resistência coletiva, desenvolve várias atividades que objetivam contribuir com a formação acadêmica dos graduandos do curso de pedagogia, no tocante à literatura, e, portanto, é de máxima importância para a formação do leitor. O presente trabalho parte da atuação das autoras da equipe que vivenciou durante o Ensino Remoto Emergencial uma formação literária de ponta, no qual, foram realizadas leituras coletivas de obras de vários autores, oficinas e ciclos formativos, ampliando o conhecimento através da leitura de literatura. O objetivo deste foi analisar na perspectiva das experiências vividas, a importância da participação e o crescimento dentro da profissão docente dos membros do grupo extensionista que participou do eixo Formação do Leitor. Como resultado alcançamos a ampliação no repertório de leitura dos membros, tendo em vista a produção de trabalhos acadêmicos contínuos fruto das formações oferecidas pelo Eixo.
Downloads
Referências
ANDRADE, S. F. L. A relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão no Curso de Pedagogia do na perspectiva dos discentes. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) 58p. Campus Avançado “Profª Maria Elisa de A. Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros, 2010.
ARAÚJO, F. de P.; CASIMIRO, L. C. da S. R. A importância dos projetos de extensão universitária na formação de cidadãos leitores. Disponível em: https://cartografias.catedra.puc-rio.br/artigos_educacao.PDF. Acesso em: 23 de mar. 2022.
BRITTO, L. P. L. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2003.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. P.408.
OLIVEIRA, M. A. F.; BEZERRA, K. G. C. S. Contribuições do programa bale na formação leitora. VI Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127pdf. Acesso em: 20 de mar. 2022.
SALDANHA, D. M. L. L. A formação leitora e de mediadores de leitura: uma experiência no programa bale. Dissertação - Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente - Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central. 200 p. Mossoró, 2013.
SALDANHA, D. M. L. L. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
TOKARNIA, M. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Agência Brasil. Rio de janeiro, 11 de set. de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos. Acesso em: 12 de ago. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Itayane Alves dos Santos, Monalu Albuquerque Dias, Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.