Bissexualidade na pesquisa: estudo de revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49131

Palavras-chave:

Sexualidade, Bissexualidade, População LGBTQIA , Invisibilidade

Resumo

A sexualidade é um fenômeno humano e complexo e sua compreensão pode variar de acordo com o contexto em que se manifesta. Esta pesquisa teve por objetivo estudar como a bissexualidade tem sido tratada por meio de uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados foram Science, Psycinfo, Pubmed, Scopus, Scielo e Pepsic com o descritor de busca “bissexualidade”. Os critérios de inclusão foram possuir a palavra “bissexualidade” no título, publicações entre 2000 e 2019 e estarem em inglês ou português. Foram localizados 31 documentos,  excluídos 4 e resultantes 27 para análise de conteúdo.  Destes,  26 eram de  língua inglesa, e apresentam dados referentes às vulnerabilidades específicas e relevantes deste grupo. A pesquisa apresenta que os dados sobre essa população são escassos, contribuindo para a invisibilidade do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Longhitano, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda no programa de pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Graduada em psicologia pela mesma universidade.

Ana Claudia Bortolozzi, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho"

Psicóloga pela UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Atua como docente na graduação em Psicologia e na Pós-graduação junto aos programas: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (FC/UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLar/ UNESP, Araraquara).

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA DA, L. B. Juventude e sexualidade. Brasília: UNESCO, 2004. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unesco/juventudes_e_sexualidade_2004.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2022.

AVELAR, R. B. DE; BRITO, W.; MELLO, L. A (in) segurança pública que o estado brasileiro oferece à população LGBT: mapeamento crítico preliminar de políticas públicas; 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/16/o/Texto_8_-_Seguranca_-_versao_final.pdf.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2022.

CORBALLY, M.; O’NEILL, C. S. An introduction to the biographical narrative interpretive method. Nurse Res., v. 21, n.5, p.34-9, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24877909/. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.7748/nr.21.5.34.e1237

FAZZANO, L. H.; GALLO, A. E. Uma análise da homofobia sob a perspectiva da análise do comportamento. Temas em Psicologia, v.23, n.3, p.535-345, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000300002. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2015.3-02

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HEREK, G. M.; GARNETS, L. D. Sexual orientation and mental health. Annual Review of Clinical Psychology, v.3, p.353-375; 2007. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.clinpsy.3.022806.091510. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.clinpsy.3.022806.091510

JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, v.32, p. 458, 2009. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume32_diversidade_sexual_na_educacao_problematizacoes_sobre_a_homofobia_nas_escolas.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2022.

KLESSE, C. Dancing on the waves or being washed away? Representations of bisexualities. In: Liquid Modernity. Manchester Metropolitan University, UK, Sexualities, v.21, n.8, p.1360–1367, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1363460718781540. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1363460718781540

LOURO, G. L. Um corpo estranho: Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, G. L. O corpo educado - Nova Edição: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MULICK, P. S.; WRIGHT, L. W. Examining the existence of biphobia in the heterosexual and homosexual populations. Journal of Bisexuality, v.2, n.4, p.45–64, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J159v02n04_03. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1300/J159v02n04_03

RESENDE, L. S. Homofobia e Violência Contra a População LGBT no Brasil: uma revisão narrativa. Universidade de Brasília, Campus Ceilândia, Curso de graduação em Saúde Coletiva, 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/16212. Acesso em: 05 de ago. 2022.

ROSA, L. C. A LGBTfobia como Fenômeno Cultural e seus Impactos Psíquicos. Centro Universitário de Brasília – UniCeub, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES, 2017. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11482#:~:text=Associado%20a%20isso%2C%20est%C3%A1%20a,ressignifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20valores%20culturais%20espec%C3%ADficos. Acesso em: 05 de ago. 2022.

SANDFORT, T. G. M; DODGE, B. “...And Then There was the Down Low”: Introduction to Black and Latino Male Bisexualities. Estados Unidos. Arch Sex Behav., v.37, n.5, p. 675–682, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10508-008-9359-4. Acesso em: 05 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10508-008-9359-4

SOMEREN, M. W.; BARNARD, Y. F.; SANDBER, J. A. C. The Think Aloud Method: A practical guide to modelling cognitive. Department of Social Science Informatics

University of Amsterdam, London, Academic Press, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/215439100_The_Think_Aloud_Method_-_A_Practical_Guide_to_Modelling_CognitiveProcesses. Acesso em: 05 de ago. 2022.

Publicado

2022-11-07

Como Citar

LONGHITANO, B. .; BORTOLOZZI, A. C. . Bissexualidade na pesquisa: estudo de revisão sistemática da literatura . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49131, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49131. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9131. Acesso em: 21 nov. 2024.