Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165

Palavras-chave:

Formação, Saberes, Ensino Superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação e a constituição dos saberes docentes no Ensino Superior. Os saberes docentes se constituem ao longo da trajetória profissional mediada pela ressignificação de natureza social, cultural, política e educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e interpretativa, fundamentada na abordagem qualitativa. Como aportes teóricos estudos de Tardif (2010), Anastasiou (2002), Ghauther et al (2015), Almeida (2012), Roldão (2007). Os sujeitos da pesquisa são professores do curso de uma instituição pública de ensino superior. Para coleta e análise dos dados a pesquisa documental foi realizada no marco temporal de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação de professores é considerada como uma ação contínua, progressiva, materializada no exercício da docência. Conclui-se que a constituição dos saberes docentes no ensino superior se articula com o desenvolvimento profissional entendido como uma atitude permanente que integra diferentes experiências com sentidos e significados para prática docente.

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Biografia do Autor

Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorado em Educação (PPGE/UECE). Coordenadora da Célula Política de Extensão (PROEX/UECE). Vice coordenadora do NAAI/UECE. Membro do Projeto de Pesquisa CNPQ: Docência na educação superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

RIBEIRO, R. R. R. P. C. . Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49165, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49165. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9165. Acesso em: 19 abr. 2024.