Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49169

Palavras-chave:

Relações de gênero e raça, Cultura Educacional, Cinema

Resumo

Este trabalho está aportado nos estudos de observação da arte cinematográfica como uma “pedagogia cultural” adquirindo assim um significado específico o qual insere-se no ato de educar globalmente com a aspiração de uma narrativa que fale a todos. O objetivo deste trabalho é compreender como são representadas as distintas relações dos sujeitos a respeito de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E o vento levou (1939). Através da análise etnográfica é possível observar dinâmicas de gênero, sexualidade, raça, desvendando as tramas de discursos específicos representantes das estruturas de poder. Abordagem a qual capta os contextos de textos e imagens apresentadas pela mídia “revelando espaços sociais da televisão” (RIAL, 2005). Destarte, através dos personagens de um filme podemos observar relações de gênero, raça, poder, cultura e distribuições sociais que identificam o lugar do homem e da mulher em uma determinada sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Targino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na linha de História da Educação pela UFPB. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como professora Assistente nível A na UFPB- campus IV (2018- 2020).

Isabela Nathália Nunes , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional e Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

CERTEAU, M. de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão de Arno Vogel. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

CERTEAU, M. de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petropolis/RJ: Editora Vozes, 2014.

GIARD, L. História de uma Pesquisa. In: CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Petropolis/RJ: Vozes, 2014.

HALL, Stuart. Da Diáspora – Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representações da UNESCO no Brasil, 2003.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX. 2ª. ed. São Paulo: Editora Schwarcz ltda 2009.

LOURO, G. L. O cinema como pedagogia. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. D. M.; VIEGA, C. G(Org.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2015, p. 423- 443.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. São Paulo: Editora Cobogó, 2020.

PINHEIRO, Antonio Carlos Fereira. Instrução e Cultura Escolar: considerações sobre cultura educacional no oitocentos. In: CURY, C. E.; MARIANO, S. (Org.). Múltiplas Visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: UFPB, 2009.

RIAL, Carmem. Mídia e Sexualidades: breve panorama dos estudos de mídia. In: GROSSI, Miriam Cois (org). Movimentos Sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Paramond, 2005.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe L. (Org). Cultura infantil: A construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo Japiassú Bricio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

WANDERLEY, M. L. Coisas de Cinema: ‘flash back’ de um exibidor de província. 1ª. ed. João Pessoa: A União superintendência de imprensa e editora, 1985.

Referências Fílmicas

EU NÃO SOU SEU NEGRO. Direção: Peck Raoul. EUA: Amazon Studios. 2017. Streaming (96 min).

E O Vento Levou. Direção: Victor Fleming. EUA. Selznik International Pictures. 1939. DVD (238 min).

Publicado

2022-11-21

Como Citar

SILVA, S. T. .; NUNES , I. N. . Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49169, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49169. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9169. Acesso em: 19 abr. 2024.