A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7088Palavras-chave:
Ensino remoto, Educação, Metodologia de ensinoResumo
A proposta apresenta uma experiência de utilização das ferramentas de pesquisa acadêmica para realizar um estudo sobre a percepção dos alunos no aprendizado remoto: o que os alunos aprenderam? Se aprenderam? E como qualificam os aprendizados que estão tendo diante do contexto pandêmico? Para resolução das problemáticas apresentadas utilizamos a pesquisa quantitativa/qualitativa por meio de um formulário eletrônico com um universo representativo dos alunos que estão acompanhando as aulas de forma síncrona na instituição pesquisada. Para fundamentar os debates da pesquisa utilizamos o pensamento de autores como Amante, Cartoni e Costa sobre metodologias de ensino remoto e educação a distância. A partir das respostas foi possível refletir sobre as dificuldades de acesso que cada um enfrenta diante da realidade, e produzir conhecimento científico para debater o ensino-aprendizagem, bem como fortalecer a prática, conhecimento tecnológico, e como alunos e professores estão fazendo uso das habilidades e competências digitais.
Downloads
Referências
AMANTE, Lúcia; OLIVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda - Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACT. "ReDOC: Revista Docência e Cibercultura" [Em linha]. V. 1, n 1, p. 135-150, 2017.
CARTONI, Daniela Maria. Ciência e conhecimento científico. Anuário da Produção Acadêmica Docente. v.3, n. 5, 2009.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da - Metodologia do ensino a distância - Salvador: UFBA, 2016.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SILVA, Edna Lúcia da. MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. UERJ, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.