O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7212Palavras-chave:
Letramento digital, Ensino remoto, TecnologiaResumo
Cada vez mais as instituições escolares fazem uso das tecnologias digitais. Nesse momento de pandemia, ocasionada pela disseminação da COVID-19, é imprescindível o uso da tecnologia a fim de dar continuidade ao ensino. Este artigo tem o objetivo de refletir acerca do letramento digital para o uso da plataforma Sigeduc durante o ensino remoto. Para embasar este trabalho, autores como Buzato (2006), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Freitas (2010), Kleiman (1995), Soares (2002), Souza (2007) e Zacharias (2016) serão essenciais. Para isso, foi feita uma pesquisa pela plataforma Google Forms, com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Mossoró (RN). Esses estudantes têm acesso às atividades por meio do Sigeduc. O resultado da pesquisa mostra que muitos estudantes não adquiriram o letramento digital adequado para poderem participar das aulas remotas, pois não conseguem utilizar a plataforma de ensino.
Downloads
Referências
BUZATO, Marcelo E. K. Letramentos digitais e formação de professores. III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades. Memorial da América Latina, São Paulo, BRASIL, 29 a 30 de maio de 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/1540437/Letramentos_Digitais_e_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores. Acesso em: 7 out. 2020.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/377. Acesso em: 5 out. 2020.
SOUZA, V. V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/lingua-escrita-n-2.html. Acesso em: 7 out. 2020.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.) Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Antonio de Oliveira, Verônica Maria de Araújo Pontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.