Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49128

Palavras-chave:

Maria Lucilda, Biografia, Trajetória formativa, Telensino, Projeto Logos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo biografar a professora aposentada Maria Lucilda Nunes Barbosa, doravante, Maria Lucilda. O estudo ancora-se na corrente historiográfica da História Oral e metodologicamente na História Oral, em que apoiou-se na memória e na oralidade da docente. A partir da entrevista obtida, é abordado acerca da formação pedagógica na perspectiva do Projeto Logos e sobre o Telensino enquanto processo formativo dentro de uma determinada época. Maria Lucilda foi uma das seis filhas de uma família numerosa sendo ao todo doze irmãos na cidade de Maranguape-Ce. Por dificuldades financeiras transferiu-se de escola privada para pública, onde terminou seus estudos e depois formou-se pela instituição mediante a metodologia do Projeto Logos e iniciou sua carreira na docência, tendo destaque no Telensino. Sua trajetória e prática são relatadas de forma a valorizar a impressão de sujeitos na constituição da história local.

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Biografia do Autor

Raynara Maciel da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia, 8º semestre da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Docente no Instituto Federal de Educação do Ceará. Mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí.

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Instituto Federal de Educação do Ceará

Professora Substituta no Instituto Federal de Educação do Ceará. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga e Especialista em Docência no Ensino Superior.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

COSTA, . R. M. da .; COSTA, M. A. A. da .; CARVALHO, S. O. C. . Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49128, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49128. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9128. Acesso em: 22 dez. 2024.