Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49128Palavras-chave:
Maria Lucilda, Biografia, Trajetória formativa, Telensino, Projeto LogosResumo
O presente trabalho tem como objetivo biografar a professora aposentada Maria Lucilda Nunes Barbosa, doravante, Maria Lucilda. O estudo ancora-se na corrente historiográfica da História Oral e metodologicamente na História Oral, em que apoiou-se na memória e na oralidade da docente. A partir da entrevista obtida, é abordado acerca da formação pedagógica na perspectiva do Projeto Logos e sobre o Telensino enquanto processo formativo dentro de uma determinada época. Maria Lucilda foi uma das seis filhas de uma família numerosa sendo ao todo doze irmãos na cidade de Maranguape-Ce. Por dificuldades financeiras transferiu-se de escola privada para pública, onde terminou seus estudos e depois formou-se pela instituição mediante a metodologia do Projeto Logos e iniciou sua carreira na docência, tendo destaque no Telensino. Sua trajetória e prática são relatadas de forma a valorizar a impressão de sujeitos na constituição da história local.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. A. CANDAU, V.M. O projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo. Cad. Pesq., São Paulo (50): 22-28, ago. 1984.
BARBOSA, M. L. N. Entrevista - concedida à pesquisadora Raynara Maciel da Costa no dia 29 de Maio 2022.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Tradução Maria Joao Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
BURKE, P. O que é História Cultural? Trad. Sergio Goes de Paula. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.
COSTA, M. A. A. da; COSTA, A. B A ; SILVA, C. L. da. Reflexões acerca da escolarização e docência de Eunice Soares de Lima. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 16 jun. 2022.
COSTA, M. A. A. da. MENDES, M. C. F. FIALHO, L. M. F. O Projeto Logos II e a formação de professores leigos no Piauí (1976-1986). In: RIBEIRO, L. T. F. SILVA, S. M. A. CASTRO, F. M. F. Debates em História da Educação e Formação de Professores: perspectivas da educação contemporânea.
COSTA, M. A. A. da. MENDES, M. C. F. FIALHO, L. M. F.; LEITE, H. de O. Maria Margarete de Sampaio Braga: trajetória docente, experiências e sociabilidade (1970-2015). Revista Momento — Diálogos em Educação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 31, n. 1, p.203-227, jan/abr., 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13775
FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/3146. Acesso em: 17 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3505
FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 11 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992
FIALHO, L. M. F.; SA, É. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 21 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/75182
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F. dos; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 21 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20562
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, F. M. B. dos; SALES, J. A. M. de. Pesquisas biográficas na história da educação. Cadernos de Pesquisa., v.26, n.3, jul/set, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org./10.18764/2178-2229. Acesso em: 21 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p11-29
FIALHO, L. M. F. SOUSA, F. G. A. de. NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 21 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23790
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1990.
LEVI, G. Sobre a micro-história. In: BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magna Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raynara Maciel da Costa, Maria Aparecida Alves da Costa, Scarlett O’hara Costa Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.