A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47104

Palavras-chave:

Educação da infância, Idade Média, Heranças culturais

Resumo

Neste artigo, temos como proposta apresentar uma reflexão sobre as concepções presentes na educação das crianças no século XIII. Partimos de uma revisão bibliográfica, em que buscamos apresentar argumentos com base em escritos já consolidados sobre a crença na importância de uma educação na qual o princípio norteador foi a fé cristã, mas que deu valor semelhante à aprendizagem da ciência e das artes liberais para a formação humana. Nosso estudo terá por base Ramon Lull e sua obra Doctrina Pueril (1274-1276). Tal ensaio foi escrito e direcionado ao seu próprio filho (Domingos) e apresenta preceitos acerca de como se deve educar a infância, tendo em vista a formação de um sujeito com fé e virtudes necessárias para a vida social. As reflexões apresentadas no artigo evidenciam a importância que se dava, desde a Idade Média, para uma formação que desenvolvesse a humanidade de cada indivíduo, embora, o contexto da época aponte para uma educação com íntimas ligações com a religiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sena Lioti, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR campus de Paranavaí. Graduada em Pedagogia e em Letras – Vernáculas e Clássicas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial, Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação, História da Educação, Mestre em Educação, Formação de Professores; Docente no Colegiado de Pedagogia, UNESPAR campus de Paranavaí. Docente no Programa de Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Líder do NUCATHE.

Referências

ADORNO, T. W. Mínima moralia. São Paulo: Ática, 1993

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1981

BETTENSON, H. Documentos da Igreja cristã. São Paulo: ASTE, 2001.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

COOPER, H.; Hedges, L. Research Synthesis as a Scientific Process. in: H. Cooper, L. Hedges & J. Valentine (Edts.). The Handbook of Research Synthesis and Meta-Analysis, (2nd ed., pp. 3-18). New York, NY: Russel Sage Foundation, 1994. DOI: https://doi.org/10.7758/9781610448864.4

DE CASSAGNE, I. Valorización y educación del Niño en la Edad Media. Tradução: Ricardo da Costa. A Educação Infantil na Idade Média. Prof. Adjunto de Hist. Medieval da UFES Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur17/ricardo.htm Acesso em: 22 ago. 2021

ECO, H. The Ars Magna by Ramon Llull. Vol 1 Dall'Antichità al Medioevo, edited by Umberto Eco (1932–2016) and Riccardo Fedriga, Editore Laterza, Roma-Bari, 2014.

ERASMO. R. Civilidade Pueril. Tradução de Luiz Feracine. Revista Intermeio, Campo Grande, n. 2, 1998. Encarte Especial.

HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KUHMANN JR, M. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TQgx5RMHkwGHdJXJtN6ynVg/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 22 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000200014

LE GOFF, J. Passado/Presente. In: Memória e história. Campinas: Ed. da Unicamp, p. 207-233, 2003.

LEVIN, E. A infância em cena: constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis: Vozes, 1997.

LLULL, R. Doctrina Pueril. In: LLULL, Ramon. Antologia de Ramon Llull. Madrid: Dirección General de Relaciones Culturales, 1961. Disponível em: https://www.ricardocosta.com/traducoes/textos/doutrina-para-criancas Acesso em: 21 ago. 2021.

MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MONTAIGNE, M. A. de. Os Ensaios: livro I. Trad. Rosemary Costhek Abílio, precedido de “um estudo sobre Montaigne”, de Pierre Villey sob direção e com prefácio de V. L. Saulnier. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

OSORIO, J. Da vida e feitos d’el Rei D. Manoel. Lisboa. Impressão Régia. Volume 3,1804. Disponível em: https://purl.pt/409/3/ Acesso em: 22 ago. 2021.

PERIN, C. S. B; OLIVEIRA, T. Um projeto de educação para a criança no século XIII: considerações acerca da pedagogia de Ramon Llull. Educar em Revista. Curitiba, v. 34, n. 72, p. 231-247, Dec. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600231&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59496

Publicado

2022-06-18

Como Citar

LIOTI, C. S.; STENTZLER, M. M. A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47104, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e47104. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7104. Acesso em: 22 dez. 2024.