A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47104

Palavras-chave:

Educação da infância, Idade Média, Heranças culturais

Resumo

Neste artigo, temos como proposta apresentar uma reflexão sobre as concepções presentes na educação das crianças no século XIII. Partimos de uma revisão bibliográfica, em que buscamos apresentar argumentos com base em escritos já consolidados sobre a crença na importância de uma educação na qual o princípio norteador foi a fé cristã, mas que deu valor semelhante à aprendizagem da ciência e das artes liberais para a formação humana. Nosso estudo terá por base Ramon Lull e sua obra Doctrina Pueril (1274-1276). Tal ensaio foi escrito e direcionado ao seu próprio filho (Domingos) e apresenta preceitos acerca de como se deve educar a infância, tendo em vista a formação de um sujeito com fé e virtudes necessárias para a vida social. As reflexões apresentadas no artigo evidenciam a importância que se dava, desde a Idade Média, para uma formação que desenvolvesse a humanidade de cada indivíduo, embora, o contexto da época aponte para uma educação com íntimas ligações com a religiosidade.

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Biografia do Autor

Cláudia Sena Lioti, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR campus de Paranavaí. Graduada em Pedagogia e em Letras – Vernáculas e Clássicas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial, Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação, História da Educação, Mestre em Educação, Formação de Professores; Docente no Colegiado de Pedagogia, UNESPAR campus de Paranavaí. Docente no Programa de Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Líder do NUCATHE.

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Publicado

2022-06-18

Como Citar

LIOTI, C. S.; STENTZLER, M. M. A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47104, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e47104. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7104. Acesso em: 8 dez. 2024.