Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254

Palavras-chave:

Memorial de formação, Prática pedagógica, Pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo, descrever a trajetória educacional, identificando e refletindo sobre os percursos e construções da discente “Cristina Lemos Souza”, em sua formação no curso de Pedagogia. Por meio da autobiografia, em forma de memorial, apresenta vivências e disciplinas que muito contribuiu para a formação da pedagoga, bem como a realização dos estágios, que fortaleceram as suas experiências e ampliaram os saberes técnicos necessários para a prática pedagógica. Por intermédio do diálogo com autores que fundamentaram a escrita do trabalho, como Freire (1996), Nóvoa (1999), Pimenta (2004), Libâneo (1994) e Souza (2006), s reflete sobre o sentido e ressignificado da atuação na educação. Destacando, ainda, o compromisso perene com a formação para a permanente construção e consolidação da identidade como profissional da Pedagogia. Finaliza-se apresentando as impressões, experiências e objetivos alcançados durante essa trajetória de formação e sobre os caminhos que pretende trilhar como docente e profissional em educação.

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Biografia do Autor

Cristina Lemos Souza , Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Pós- Graduada em Gestão da Educação Publica, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Especialista no Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2021).

Cristine Brandenburg, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev.Pemo.

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Pós- Doutora em Educação (Uece), Doutora em Educação (UFC), docente da Uece/UAB, pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO), Consultora BID/ SPS- Ceará.

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

SOUZA , C. L.; BRANDENBURG, C.; ARAÚJO, H. de L. M. R. Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48254, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48254. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8254. Acesso em: 8 dez. 2024.