Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49130

Palavras-chave:

Inclusão, Medicalização, Problemas de aprendizagem

Resumo

O presente trabalho trata como tema central o desafio do processo de inclusão educacional. Este estudo busca analisar a percepção de docentes de Apoio Educacional Especializado e coordenação a respeito das práticas de inclusão na escola, levando-se em consideração o especialismo, o saber docente, o direito ao uso da sala de recursos no contexto da escola pública de um município na Grande SP. O método utilizado para realização da pesquisa de campo foi a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento entrevistas semiestruturadas com a coordenação e professores AEE que atuam no ensino fundamental de uma escola pública municipal. A análise do material coletado em campo será feita a partir da análise de conteúdo, cotejando materiais do campo e do referencial teórico adotado pelos autores. Os resultados parciais indicam que o processo de inclusão escolar ainda é considerado difícil para os professores e coordenadores. Há necessidade de se discutir a escola democrática, o direito à educação, ações e políticas afirmativas em relação ao estudante PcD, além de temas como o diagnóstico das crianças, também a sistematização das políticas públicas e o envolvimento das famílias no processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Metodista de São Paulo

Professora do PPGE – UMESP. Professora de cursos de Licenciatura e Saúde. Docente do curso de Psicologia. Autora de livros, artigos e materiais didáticos na área de educação e saúde. Líder do grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Saúde e Direitos Humanos.

Claudia de Matos Pereira, Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Administração Geral, Docente Especialista dos Cursos Tecnólogos e de Graduação da UMESP, nas áreas de Gestão e Negocio, e Mestranda em Educação, Bolsista funcional pela UMESP.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

HASHIZUME, C. M. .; PEREIRA, C. de M. . Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49130, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49130. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9130. Acesso em: 7 dez. 2024.