Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49163

Palavras-chave:

Professor do ensino superior, Formação, Dimensão experiencial

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa de tese concluída que teve por objetivo geral compreender os limites e as possibilidades do diálogo entre os saberes experienciais, a formação e o trabalho dos/as professores/as do curso de História da Universidade Federal do Maranhão diante das tensões e contradições apresentadas pela realidade do ensino superior. A metodologia da pesquisa funda-se na abordagem qualitativa crítica, a partir do materialismo histórico dialético. Para tanto utilizou-se a História Oral temática. O referencial teórico está assentado nas categorias saberes experienciais, trabalho e formação docente. A pesquisa desvelou por meio da categoria dimensão experiencial que, os docentes acionam suas referências e experiências, na tentativa de estabelecer diálogos com as situações de ensino realizadas individual ou coletivamente, uma vez que não existe espaços instituídos para a reflexão dos saberes da prática à luz dos conhecimentos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora Adjunta do Curso de Ciências Naturais -Biologia Campus Codó MA.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação; Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação; coordenador institucional do PIBID; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Líder do EDDocência.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, vol. I).

BONDÍA, Jorge Larossa. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Experiencia e Alteridade em Educação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.

MANGUEL, Alberto. No bosque do espelho: ensaios sobre as palavras e o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em pedagogia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

NÓVOA, António. Dilemas actuais dos professores: a comunidade, a autonomia, o conhecimento. Goiânia: Editora da UCG, 2005.

NÓVOA, António. A formação da profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde: Depart. dos Recursos Humanos da Saúde: Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 107-129.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Publicado

2022-11-20

Como Citar

VERDE, A. P. dos S. R. .; MARTINS, E. S. . Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49163, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9163. Acesso em: 20 abr. 2024.