Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48730

Palavras-chave:

Educação Domiciliar, Homeschooling, Pesquisa acadêmica, Senso comum

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os principais desafios da pesquisa acadêmica sobre a educação domiciliar no Brasil na atualidade. Por meio de abordagem qualitativa de pesquisa, os elementos elencados para análise derivam tanto da pesquisa bibliográfica sobre o tema, como do acompanhamento das ações em prol da regulamentação da prática da educação domiciliar no país. Destacam-se como resultados predominantes: o uso reiterado do senso comum e generalizações em relação à educação domiciliar; a reação contrária da comunidade acadêmica sobre o tema que se encontra associado a projetos conservadores do atual governo federal; a necessidade de ampliação do diálogo e enfrentamento da polarização em torno de um movimento que se revela complexo; e a urgência da ampliação de pesquisas acadêmicas sobre a educação domiciliar visando ao fortalecimento dos argumentos em defesa da educação pública.

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Biografia do Autor

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. no Departamento de Política e Administração de Sistemas Educacionais (DEPASE), na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e coordenadora do Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Giulia Maria Bumba, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Isabela Mallis Martinho de Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Patrícia Machado Jardim, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

BARBOSA, L. M. R.; BUMBA, G. M.; ARAUJO, I. M. M. de; JARDIM, P. M. Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48730, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48730. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8730. Acesso em: 7 dez. 2024.