Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7231

Palavras-chave:

Dança na escola, Gênero masculino, Corpo, Estado do conhecimento

Resumo

Esta pesquisa do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI & ENS, 2006; FERREIRA, 2002), foi realizada com a finalidade de mapear estudos acadêmicos que discutem acerca do gênero masculino na dança e as suas relações com o ensino na escola pública, partindo do espaço ocupado pela dança no contexto escolar e os embates que estão relacionados às questões de gênero na escola. O estudo foi desenvolvido com dados primários obtidos através de teses e dissertações da BDTD, estas defendidas entre 2009 e 2019. Nos resultados, aspectos como: a desigualdade hierárquica dos papéis sociais entre sujeitos masculinos e femininos; e, a escola como reprodutora das desigualdades de gênero no âmbito das práticas corporais, leva-nos a percepção de uma fragilidade acerca dos tópicos sobre gênero, sexualidade e suas ramificações no cenário escolar, acentuando a necessidade de se fomentar essas discussões no contexto da efetivação pedagógica.

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Biografia do Autor

Dorgival Bezerra da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2014). Especialista em Educação Interdisciplinar pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2018). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino (UERN/UFERSA/IFRN).

María Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora Visitante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO. Possui doutorado em Educação pela Universidad de Carababo, Venezuela (2003).

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

SILVA, D. B. da; VILLEGAS, M. M. Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47231, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7231. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7231. Acesso em: 24 nov. 2024.