Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168Palavras-chave:
Crianças, Narrativas, Iniciação científicaResumo
Este artigo objetiva apresentar, de forma descritiva-reflexiva, os momentos da pesquisa realizada com crianças em um Centro de Educação Infantil – CEI, no interior do estado do Ceará (CE), e o progresso das pesquisadoras de iniciação científica. Para isso, analisamos as fotografias e os vídeos da primeira fase dessa investigação, entre 2020 e 2021. Nesse sentido, Passeggi (2016), Costa e Astigarraga (2021), Bruner (1997), entre outros, compõem o embasamento teórico que fundamenta essas reflexões. Por fim, pôde-se chegar à conclusão de que as crianças têm muito a nos dizer e a inspiração lúdica de um boneco Alien-entrevistador, baseada em pesquisas de Passeggi; Lani-Bayle (et al, 2018), contribuiu muito para propor práticas pedagógicas e uma nova metodologia de pesquisa.
Downloads
Referências
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CONCEIÇÃO, José Luis Monteiro da; SILVA, Sirneto Vicente da; COSTA, Michel da. Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica. Revista Cocar, [s. l.], v. 16, n. 34, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4951. Acesso em: 17 mar. 2022.
COSTA, A. M. DA.; ASTIGARRAGA, A. A. As narrativas sobre ser criança: do desencanto ao encantamento em trajetória de acadêmico a pesquisador. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6295
LANI-BAYLE, M. Quando as crianças falam de sua escola e (nos) ensinam.... Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 15, p. 954-969, 11 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969
PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 45-72. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.
PASSEGGI, Maria da Conceição et al. L’enfance à l’école: scénarios et enjeux de la Recherche avec des enfants au Brésil. In: LANI-BAYLE, Martine et PASSEGGI, Maria da Conceição. Raconter l’ école: à l’écoute de vécus scolaires en Europe et au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014. p. 33-47.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Nada para a criança, sem a criança. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 103-121, 2018. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6195624. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267
PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300005. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Alves dos Santos, Andrea Abreu Astigarraga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.