Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168

Palavras-chave:

Crianças, Narrativas, Iniciação científica

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, de forma descritiva-reflexiva, os momentos da pesquisa realizada com crianças em um Centro de Educação Infantil – CEI, no interior do estado do Ceará (CE), e o progresso das pesquisadoras de iniciação científica. Para isso, analisamos as fotografias e os vídeos da primeira fase dessa investigação, entre 2020 e 2021. Nesse sentido, Passeggi (2016), Costa e Astigarraga (2021), Bruner (1997), entre outros, compõem o embasamento teórico que fundamenta essas reflexões. Por fim, pôde-se chegar à conclusão de que as crianças têm muito a nos dizer e a inspiração lúdica de um boneco Alien-entrevistador, baseada em pesquisas de Passeggi; Lani-Bayle (et al, 2018), contribuiu muito para propor práticas pedagógicas e uma nova metodologia de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Alves dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas - GEPAS.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CONCEIÇÃO, José Luis Monteiro da; SILVA, Sirneto Vicente da; COSTA, Michel da. Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica. Revista Cocar, [s. l.], v. 16, n. 34, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4951. Acesso em: 17 mar. 2022.

COSTA, A. M. DA.; ASTIGARRAGA, A. A. As narrativas sobre ser criança: do desencanto ao encantamento em trajetória de acadêmico a pesquisador. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6295

LANI-BAYLE, M. Quando as crianças falam de sua escola e (nos) ensinam.... Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 15, p. 954-969, 11 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 45-72. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. L’enfance à l’école: scénarios et enjeux de la Recherche avec des enfants au Brésil. In: LANI-BAYLE, Martine et PASSEGGI, Maria da Conceição. Raconter l’ école: à l’écoute de vécus scolaires en Europe et au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014. p. 33-47.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Nada para a criança, sem a criança. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 103-121, 2018. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6195624. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300005. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005

Publicado

2022-11-21

Como Citar

SANTOS, C. A. dos .; ASTIGARRAGA, A. A. . Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49168, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49168. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9168. Acesso em: 21 nov. 2024.