Um olhar crítico sobre a BNC-Formação: entre caminhos e descaminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48669

Palavras-chave:

Formação de Professores, BNC-Formação, Responsabilização docente

Resumo

A presente pesquisa possui como objetivo analisar as proposições endereçadas para a formação de professores nos últimos anos com foco em promover uma discussão sobre a BNC-Formação instituída em 2019. Para isso, recorremos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental devido aos procedimentos realizados para composição do estudo. Assim, mobilizamos autores como Ball (2012), Gatti (2010) e Pereira (2021) para nos auxiliar na efetivação das discussões. Como resultados, ressaltamos a estreita relação da BNC-Formação com os documentos curriculares anteriores postos na educação, assim como a constante tentativa de responsabilização e controle da prática docente.

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Biografia do Autor

Jociene Araújo Lima , Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga (UERN). Especializanda em Educação e contemporaneidade (IFRN).  Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE. Membro    do    Grupo    de    Estudos    e    Pesquisas    em    Estado    Educação    e    Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).  Atua nos seguintes temas:  Política Educacional, Agenda internacional de educação, Inferências do Banco Mundial na política educativa dos países pobres. 

Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UERN). Especializanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ). Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Pesquisa nas áreas de currículo, políticas curriculares e formação de professores.

Brena Kécia Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR), Mestra em Educação (UERN), Bacharela em Humanidades (UNILAB) e Licenciada em Sociologia (UNILAB). Integra o Grupo de Pesquisa "Observatório do Ensino Médio" e a Rede Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Ensino Médio.

Meyre Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UERN); Mestra em Educação (UERN) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

LIMA , . J. . A.; SILVA, C. I. O. da; OLIVEIRA, B. K. A. de; OLIVEIRA, M. E. B. de. Um olhar crítico sobre a BNC-Formação: entre caminhos e descaminhos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48669, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48669. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8669. Acesso em: 25 abr. 2024.